SER PROFESSOR, por Ailton Paulino dos Santos - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 10 de outubro de 2024


Publicidades

SER PROFESSOR, por Ailton Paulino dos Santos

Publicado sexta, 03 de maio de 2024





Cada ação humana é determinada por uma grande soma de motivos. Professor Ailton, quais foram os principais motivos que determinaram a sua escolha, o seu chamado, o seu dom, a sua vocação ou a sua missão para se tornar professor?

O motivo foi a necessidade de sobrevivência de quem não tem dinheiro, e se vê obrigado a investir nas ideias armazenadas no cérebro com a matéria-prima tirada de mim mesmo.

Sem interesse não há atenção; sem atenção não há envolvimento; sem envolvimento não há desenvolvimento; sem desenvolvimento não há transformação; sem transformação não ocorre o aprendizado. Como você explica o seu enorme interesse pela leitura?

O interesse é consequência de eu saber que uma ideia só sai de nossa cabeça se lá entrar, pois tudo que está na cabeça de alguém vem do exterior.

Qual a importância da música na sua vida?

Música é catarse, é terapia. Ela desenvolve a sensibilidade, e Aristóteles disse que nada chega ao intelecto que não passe pelos sentidos; e os filósofos empiristas afirmaram com pertinência que todo conhecimento deriva das sensações.

O ator inglês Laurence Olivier escreveu um livro com o título Ser ator. E para você, Ailton, ser professor é...

Ser professor é viver aprendendo e simultaneamente curtindo a vida.

 

 

Rodrigo Fernando Ribeiro

 

Psicólogo – CRP-04/26033

 


COLUNISTA
Rodrigo Fernando Ribeiro
Psicólogo - CRP-04/26033
(Contato: 35 9 8875-5030)


Mais Artigos


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar