Surto de intoxicação por metanol em SP acende alerta em Guaxupé: Secretaria de Saúde reforça orientações - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 11 de outubro de 2025


Publicidades

Surto de intoxicação por metanol em SP acende alerta em Guaxupé: Secretaria de Saúde reforça orientações

Publicado quinta, 02 de outubro de 2025





O recente surto de intoxicação por metanol no estado de São Paulo, que já contabiliza seis mortes e 37 casos suspeitos, gerou preocupação em diversas regiões do país. Em Guaxupé, a Secretaria Municipal de Saúde está em alerta e já iniciou tratativas com autoridades estaduais para garantir uma atuação adequada diante de possíveis ocorrências.

Em contato com nossa reportagem, a secretária de Saúde de Guaxupé, Daniela Betelli, informou que o Ministério da Saúde divulgou uma nota no início da semana orientando os serviços de assistência a notificarem imediatamente qualquer caso suspeito. “A orientação que nos foi dada é de que, caso tenhamos alguma notificação, faremos a fiscalização e investigação”, afirmou.

Sobre o risco de intoxicação por bebidas adulteradas, Daniela explicou que a equipe local de vigilância sanitária está em reunião de alinhamento com o Estado para definir protocolos de atuação. Ela destacou, no entanto, que a identificação de bebidas falsas não está entre as atribuições dos fiscais municipais. “Não temos como identificar se são falsas ou não. Por isso, estamos discutindo essa questão com o Estado”, pontuou.

Em São Paulo, uma das mortes já foi confirmada como decorrente do consumo de bebida alcoólica adulterada com metanol. As outras cinco seguem em apuração. Dos 37 casos notificados, dez tiveram confirmação laboratorial da presença da substância no sangue. Vinte e sete ainda estão sob investigação.

As autoridades sanitárias paulistas interditaram seis estabelecimentos de forma cautelar: quatro na capital, nos bairros Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins e Mooca; um em São Bernardo do Campo; e outro em Barueri. Uma distribuidora teve sua inscrição estadual suspensa preventivamente, e outras três estão sob análise. Em Barueri, 128 mil garrafas de vodca foram lacradas, e em Americana, duas pessoas foram detidas e 17,7 mil objetos usados na falsificação de bebidas foram apreendidos.

A Secretaria de Saúde de Guaxupé reforça que a população deve estar atenta à procedência das bebidas alcoólicas consumidas e que qualquer sintoma suspeito de intoxicação deve ser comunicado imediatamente aos serviços de saúde. A atuação conjunta entre município, estado e órgãos federais é essencial para garantir a segurança da população.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Receba as notícias diretamente no seu celular. Faça parte do nosso grupo no whatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va9OzuZEgGfII4qX951h 




Mais Cidade


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar