Publicado quinta, 25 de setembro de 2025
A Escola Estadual Cesário Coimbra, localizada em Muzambinho esclareceu à redação do Correio Sudoeste, as informações equivocadas que circularam sobre um vídeo envolvendo estudantes matriculados da instituição. Constatamos que o conteúdo foi produzido fora do ambiente escolar e que não há qualquer evidência de que as imagens tenham sido gravadas dentro da unidade.
Assim que tomou conhecimento da circulação do vídeo entre os alunos, a direção agiu com rapidez e responsabilidade: convocou os pais dos envolvidos, acionou o Conselho Tutelar e comunicou a Polícia Militar, considerando que se trata de um caso previsto no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. A escola fez exatamente o que uma instituição pública de ensino deve fazer. Agir com seriedade e dentro da legalidade.
A escola lamenta que, devido à forma como a notícia foi inicialmente divulgada, muitos moradores da cidade passaram a acreditar que o vídeo havia sido gravado dentro da escola, o que gerou apreensão entre pais e responsáveis.
Reconhecida por sua excelência acadêmica, a Escola Estadual Cesário Coimbra é premiada e respeitada em todo o estado. Possui o maior número de medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) em Minas Gerais, fruto de anos de dedicação e compromisso com a educação de qualidade.
Para orientar e acolher os estudantes sobre cuidados com o socioemocional, responsabilidade e respeito, a escola promove encontros com psicóloga da Secretaria Regional de Educação, Conselho Tutelar e CREAS.