Sebrae Minas e ACANASTRA realizam Check In Minas na Serra da Canastra - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 25 de novembro de 2025


Publicidades

Sebrae Minas e ACANASTRA realizam Check In Minas na Serra da Canastra

Publicado quarta, 19 de novembro de 2025





O Sebrae Minas realizou, entre os dias 12 e 15 de novembro, em parceria com a Associação dos Cafeicultores da Canastra (ACANASTRA), uma série de visitas avaliativas do programa Check In Minas, iniciativa voltada à criação e ao aperfeiçoamento de experiências turísticas em fazendas de café, cafeterias, apiários, casas de mel e charcutarias da Serra da Canastra. O trabalho busca qualificar pequenos negócios, promover inovação e ampliar a competitividade de atividades ligadas ao turismo, gastronomia, economia criativa e agronegócio.

Ao todo, 10 empreendedores de micro e pequenas empresas de Capitólio, Delfinópolis, Piumhi, São Roque de Minas e Vargem Bonita participam do programa. Na primeira etapa, os consultores mapearam as potencialidades de cada território e identificaram elementos capazes de construir experiências autênticas, conectadas às histórias, saberes e identidade local.

Em seguida, os consultores credenciados promoveram o mapeamento de stakeholders, estudo de tendências, sensibilização do trade turístico, precificação dos produtos, experiências e estruturação de narrativas, além de consultorias e atividades presenciais e online, entre maio e dezembro de 2025.

Em Capitólio, a Cafeteria Bourbon recebeu consultores e convidados no evento-teste e apresentou uma experiência imersiva que contou a história do café Gameleira, com degustações e explicações sobre métodos de preparo, reforçando aspectos sensoriais e a relação do produto com o território. A barista e sócio-proprietária, Talita Soares, destaca que o programa trouxe maior segurança para estruturar a entrega ao visitante. “Nós havíamos realizado esse tipo de experiência no passado, mas não sabíamos exatamente o que apresentar ao turista. O programa nos ajuda a entender o que ele quer saber e como conduzir essa vivência”, afirma.

Ainda em Capitólio, o grupo visitou a Charcutaria Sal do Engenho, onde acompanhou processos de defumação, cura e fermentação e conheceu a trajetória do idealizador de uma das primeiras charcutarias autorais da Casnastra, Wagner Morais. Os visitantes participaram de uma degustação guiada de picanha suína maturada, copa lombo, panceta defumada e pastrame, além de aprenderem sobre combinações com geleias artesanais de mostarda, abacaxi e goiaba. A proposta mostrou como a charcutaria artesanal pode se transformar em um produto turístico de alto valor agregado, assim como o queijo, reconhecido pela qualidade no mundo inteiro.

Durante o evento teste, a consultora de experiências turísticas, Vanessa Leal, avaliou critérios como interação com o visitante, ambientação, acessibilidade, sustentabilidade e autenticidade da vivência. Para ela, o programa ajuda o empreendedor a entender o novo perfil do consumidor. “A primeira chave que temos que virar é a de que o turista não busca apenas um serviço, mas uma experiência autêntica. Quando oferecemos isso com produtos da Serra da Canastra, ele entende a diferença do terroir e do microclima da região”, explica.

A analista do Sebrae Minas Carolina Alvim reforça que o Check In Minas foi pensado para gerar resultados consistentes e duradouros. “O programa aproxima os pequenos negócios das tendências de mercado e mostra que experiências bem estruturadas são mais rentáveis. Nosso objetivo é ajudar a criar produtos que valorizem a identidade local e mantenham a Serra da Canastra como referência em turismo de alta qualidade”, destaca.




Mais Turismo


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar