Feira incentiva o empreendedorismo entre estudantes de Cabo Verde - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 25 de novembro de 2025


Publicidades

Feira incentiva o empreendedorismo entre estudantes de Cabo Verde

Publicado terça, 18 de novembro de 2025





Ação envolve cinco escolas municipais em projetos que unem criatividade, sustentabilidade e aprendizagem prática

Apresentar marcas e produtos relacionados à agricultura familiar, comércio varejista, cafés especiais, artesanato e serviços locais. Este foi o desafio proposto para cerca de mil alunos, de cinco escolas municipais de Cabo Verde, no Sudoeste do estado, que participaram da “Feira Empreendedores do Futuro”, ocorrida na última sexta-feira (14/11).

A ação é resultado de uma parceria entre Sebrae Minas e Prefeitura, com o apoio do Senac, Sicoob Agrocredi, Sicredi, Cooxupé e Cafés Especiais de Cabo Verde, e tem como objetivo celebrar o encerramento das atividades do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), em 2025.

Durante a feira, os estudantes das escolas municipais Antônio Camilo Siqueira; Profº. Pedro Alcântara Ferreira; Pedro de Souza; Oscar Ornelas (foto) e São Francisco apresentaram trabalhos que estimularam o perfil empreendedor durante a elaboração desenvolvida ao longo do ano letivo. “É muito gratificante ver como as crianças estão envolvidas no projeto. Esse resultado demonstra que essa é uma geração que vai crescer com um olhar diferenciado para as oportunidades”, ressalta a analista do Sebrae Minas, Laura Campos.

Empreendedorismo na prática

Após a visita técnica em uma fazenda leiteira para entender como o leite é processado, alunos da Escola Municipal Antônio Camilo Siqueira decidiram criar a marca “Iogurte Mineirinho”, e desenvolveram dois produtos para a feira: iogurte e bolo de iogurte. Eles também criaram os rótulos, um site para vendas e todo o marketing da empresa, inclusive, com jingle e mascote.“Os estudantes aprenderam a tirar uma ideia do papel e desenvolver todas as fases do negócio. É muito bom ver que alunos com idade entre 6 e 11 anos já sabem o que é empreender”, pontua a diretora da escola, Silvia Marina da Silva.

Os estudantes da Escola Municipal Profº. Pedro Alcântara Ferreira escolherem empreender no artesanato, e criaram bonecas de pano e outros produtos a partir de tecidos que seriam descartados por confeccionistas. A estudante Melissa Santos, de 8 anos, participou da confecção de luminárias. “O legal é pegar coisas usadas que iriam para o lixo e transformar em algo útil. Levei 1 hora pra fazer a minha luminária e estou vendendo por 20 reais", conta.

Ao longo de todo o ano, os professores responsáveis pelas atividades desenvolvidas com os estudantes que participaram da Feira receberam uma série de capacitações realizadas pelo Sebrae Minas, por meio do PNEE. "Esse evento é uma grande festa, pois envolve alunos, professores e pais. A educação empreendedora é a melhor forma de dar condições para que estas crianças tenham boas oportunidades na fase adulta e, consequentemente, promover o desenvolvimento de Cabo Verde", destaca o prefeito Claudinho (Cláudio Antônio Palma).

Sobre o PNEE

Desde 2013, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), do Sebrae, atua em diferentes níveis da educação formal (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior) desenvolvendo capacitações, cursos e ferramentas para formar e municiar educadores, gestores e estudantes na temática da Educação Empreendedora nas redes pública e privada de ensino. Em 2024, Minas Gerais foi destaque nacional na realização de mentorias, encontros, formações e feiras do programa, com quase 630 mil alunos atendidos, e 65 mil profissionais da educação capacitados.




Mais Regional


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar