Evento arrecada fundos para crianças em situação de vulnerabilidade em Muzambinho - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 11 de outubro de 2025


Publicidades

Evento arrecada fundos para crianças em situação de vulnerabilidade em Muzambinho

Publicado terça, 07 de outubro de 2025





Moradores de Muzambinho, no Sul de Minas Gerais, se reuniram, no dia 5/10, para uma ação de solidariedade: foi realizada a 8ª edição do “Galeto Italiano na Brasa”, com objetivo de arrecadar recursos para a Casa Lar, instituição sem fins lucrativos que acolhe crianças de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social e conflito familiar.

A iniciativa, idealizada pelo juiz titular da Vara Única da Comarca de Muzambinho e integrante da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Flávio Umberto Moura Schmidt, fez parte da Semana da Proteção Integral da Infância e da Juventude, instituída pela Portaria Conjunta da Presidência nº 1726/2025, e contou com apoio da comunidade e parceiros, garantindo recursos para a entidade.

Criada em 2009, a Casa Lar atende, atualmente, cerca de 22 crianças. No local, que funciona 24 horas, elas recebem moradia, alimentação, vestuário, acompanhamento psicológico, apoio social, reforço escolar e atividades de lazer, com suporte de cuidadores, voluntários, psicólogos, pedagogos, enfermeiros, médicos e assistentes sociais.

Para ampliar a atuação da instituição, assim como para mantê-la, eventos como o de domingo são realizados periodicamente, contou o juiz Flávio Schmidt. 

“O objetivo do evento é manter os custos da manutenção da entidade e angariar recursos para a construção de uma nova casa, mais ampla, para atender mais crianças.”

Segundo ele, “Galeto Italiano na Brasa” é promovido em outubro como parte das celebrações do mês das crianças.

O magistrado ressaltou que a Casa Lar evoluiu para uma instituição de internação, envolvendo acolhimento institucional de crianças.

“Ela é mantida pelo Poder Judiciário, por meio de verbas decorrentes de prestação pecuniária, com colaboração dos municípios que fazem parte da Comarca, sendo Muzambinho e Juruaia, além de doação da comunidade.”

Sobre a portaria

Publicada em 30/9 deste ano, a Portaria Conjunta nº 1726/2025, da Presidência do TJMG e da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, instituiu a Política Judiciária de Proteção Integral da Infância e da Juventude e criou o programa “Travessias Jurídicas pela Infância e Juventude” no âmbito da Corte mineira.

Por meio do Programa, coordenado pela Coinj, está prevista a realização da Semana da Proteção Integral da Infância e da Juventude em duas edições anuais: em maio, no período que compreende o dia 25/5, no qual é celebrado o Dia Nacional da Adoção; e em outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças.




Mais Justiça


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar