Jovem no Campo encerra turma de bovinocultura de leite, em Monte Santo de Minas - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 26 de outubro de 2025


Publicidades

Jovem no Campo encerra turma de bovinocultura de leite, em Monte Santo de Minas

Publicado segunda, 18 de agosto de 2025





O Programa Jovem no Campo encerrou nesta sexta-feira uma turma na área de Bovinocultura de Leite, em Monte Santo de Minas. Destinado a jovens de 15 a 24 anos com vínculo com o meio rural, o curso teve como objetivo aprimorar habilidades, valorizar o campo e estimular o interesse pelo agronegócio.

Foram cinco módulos realizados: três práticos, em propriedades rurais, com foco na lida diária da pecuária leiteira, e dois teóricos, abordando motivação e empreendedorismo. O grupo iniciou com 28 jovens e concluiu com 15 alunos, que participaram ativamente das atividades na Escola Estadual Américo de Paiva.

“Essa é uma iniciativa do Sistema Faemg junto com o Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Santo de Minas, com o objetivo de levar conhecimento a esses jovens, tanto conhecimento técnico como também a parte comportamental, preparar esses jovens para atuar no mercado de trabalho do agro, que tem grande potencial. Hoje temos tantas oportunidades para esse jovem ingressar, crescer e ter sucesso no agronegócio aqui de Monte Santo, da região, de Minas Gerais e do Brasil.”, explicou o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Passos, Rogger Coelho.

A Agente de Desenvolvimento Rural (ADR), Janaína Almeida Fernandes, ressaltou a atuação do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Santo de Minas, presidido por José Maria Andrade Pontes: “O Sindicato está à frente para representar o produtor rural. Nossa região é muito rica em agricultura e pecuária, e o Jovem no Campo vem agregar, melhorar em termos de mão de obra e conhecimento. O programa também ajuda os jovens a valorizarem o que já é feito pelos pais no campo. Para nós, é uma iniciativa que enriquece o agro e traz esses jovens mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho na agricultura e pecuária.”

A atividade de encerramento foi conduzida pela instrutora Lorraine Thayla Lima Soares, que acompanhou o grupo desde o módulo inicial de motivação até o último módulo, focado em empreendedorismo. Ela explicou que os jovens tiveram contato com teoria e prática, valorizando segurança e qualidade: “Aqui eles têm a oportunidade de conhecer teoria e prática. Eles foram para o campo com o instrutor, aprenderam processos importantes sobre segurança e qualidade para poderem atuar no mercado de trabalho. Nesse último módulo, de empreendedorismo, conseguimos despertar neles a vontade de empreender e contribuir para o avanço do agro.”

Nos conteúdos práticos, os alunos também contaram com a experiência do instrutor Elcio Borges, responsável pelo módulo de vaqueiro, que trouxe técnicas fundamentais da lida com o gado no dia a dia.

Os depoimentos dos participantes refletem o impacto do programa. João Pedro de Brito Souza destacou a aprendizagem coletiva: “A parte que eu mais gostei do curso foi trabalhar em equipe. Eu tenho parentes que já mexem no ramo, são produtores de leite, que mexem também com ordenha e muitas coisas. Achei excelente, e eu quero, se Deus quiser, seguir nessa carreira, talvez como veterinário. Então vou conseguindo.”

Para Antônio Mazzaro, neto de produtores rurais, a experiência foi uma oportunidade de aproximação com o campo e de desenvolvimento pessoal: “Eu sou filho de um padeiro, não tem nada a ver com bovinocultura, mas quis seguir o rumo do meu avô, que mexe com gado, juntamente com meus tios e outros parentes. Acabei me apaixonando pela área, principalmente com essa oportunidade que o Jovem no Campo deu pra gente.

A aluna Ana Bárbara Ferreira Benedito, filha de produtores rurais, também compartilhou sua experiência e a alegria da família com sua participação no programa: “Achei muito bom porque tive vários ensinamentos, na prática e na teoria. Foi essencial para mim. Meus pais acharam o máximo, ficaram muito felizes porque estou seguindo a tradição da família.”

O Programa Jovem no Campo tem como foco formar jovens capacitados, com visão mais ampla do setor agropecuário e habilidades que contribuem para o desenvolvimento das propriedades familiares e para a permanência dos jovens no campo. Os interessados em participar devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais que atende sua cidade.




Mais Agropecuária


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar