Onde não se vê escuridão - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 18 de abril de 2024


Publicidades

Onde não se vê escuridão

Publicado quarta, 13 de novembro de 2019





O físico alemão Albert Einstein disse assim:

"Há apenas um lugar no mundo onde não se vê escuridão: é na pessoa de Jesus Cristo."

No século XVII, o filósofo francês Blaise Pascal já afirmava: "Sem Jesus, nada sabemos sobre nossa vida, nem sobre nossa morte, nem o que Deus é e, ainda, nem sobre nós mesmos."

Agora note bem o que declarou  Desmond Tutu, vencedor do Prêmio Nobel da Paz: "A amizade vai vencer, o riso vai vencer, o amor, a atenção e a comunhão vão vencer. Porque somos feitos para o bem. Somos feitos para o amor."

Em concordância, escreveu o teólogo Joseph Ratzinger (Papa Bento XVI): "O mundo será salvo pela redenção, e não pela crucificação. O mundo será salvo pela paciência de Deus, e não devastado pela impaciência dos homens."

Pois bem… Tudo isso revela uma potência psíquica:  a fé.

A fé é bem definida pelo autor da Carta aos Hebreus (Hb 11, 1). Nota-se que a fé é o fundamento da esperança, é o nutriente do sentimento profundo e prioritário registrado na alma de todo ser humano… uma voz que serenamente e cheia de ternura nos diz "tenha calma, acredite, confie".

A fé reforça a razão, equilibra as emoções, renova a mente.

O que a Psicologia sadia tem a acrescentar  sobre tudo isso? Nada a acrescentar, apenas tudo a confirmar. O que a boa Psicologia jamais faz é pacto com o proselitismo, nem com o fanatismo. A Religião sadia também não. O bem não força a ninguém. O bem simplesmente atrai, porque é luz. Atrai e gentilmente conduz, porque a luz é realidade de irradiação.

Para quem duvida, seja por ignorância ou por ter passado por uma formação falha na Universidade, bastará repassar todo o estudo sobre todas as filosofias, prestar mais atenção no que disse e estão dizendo eminentes psicólogos do passado e do presente, dentre eles C. G. Jung, William James, Viktor Frankl, Mark Baker, Ezio Aceti, Jean-Yves Leloup, Augusto Cury etc., e constatar um dado tão evidente, mas que de tão evidente, infelizmente passa despercebido pela maioria, inclusive acadêmica, de que a Psicologia é filha da Religião e irmã da Filosofia. Irmã da Filosofia porque a Psicologia é também uma estrutura de pensamento. Filha da Religião, pois também oferece tratamento para as angústias da alma humana.

Estude e renove a sua mente!

Afinal, já não basta de tanta escuridão mundana?

 


COLUNISTA
Rodrigo Fernando Ribeiro
Psicólogo - CRP-04/26033
(Contato: 35 9 8875-5030)


Mais Artigos


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar