Vereador alega que está faltando “responsabilidade” no transporte escolar da rede municipal - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 25 de abril de 2024


Publicidades

Vereador alega que está faltando “responsabilidade” no transporte escolar da rede municipal

Publicado sexta, 01 de novembro de 2019





Ari lembrou que a cidade pode perder a verba da construção de uma UPA

No grande expediente da última sessão ordinária da Câmara Municipal, na terça-feira, 29, os vereadores Francisco Timóteo de Rezende e Maria José Cyrino teceram duras e pesadas críticas em relação ao transporte de alunos da rede municipal.

Naquele dia havia acontecido um acidente envolvendo um ônibus escolar de propriedade de uma empresa terceirizada que presta o serviço para a Prefeitura.

De forma categórica, Francisco Timóteo alegou que uma empresa contratada pela Prefeitura não teria ônibus suficientes para atender a demanda. Desta forma, alguns dos veículos estariam se dirigindo até a zona rural, apanhando os alunos às 5 horas da manhã, deixando-os nas portas das escolas por volta das seis horas e logo após se dirigem a outras partes da zona rural para trazer outros estudantes. O vereador denuncia que nestes veículos não existem monitores e nem “acompanhantes” das crianças, e que para piorar, as mesmas são deixadas ao relento nas portas das escolas, sem nenhuma segurança. Para o vereador está faltando “responsabilidade” por parte da empresa terceirizada que presta o serviço.

Maria José alegou que, apesar da Prefeitura ter uma cascalheira, a “outorga” da mesma supostamente estaria em nome de terceiro; que, diante disto, as estradas não estariam sendo cascalhadas; que na tentativa de remediar a situação estaria sendo aplicado “saibro” no leito das rodovias vicinais e que o serviço de drenagem, supostamente não estaria sendo feito, o que estaria colocando em risco o trânsito de veículos, principalmente dos ônibus escolares.

Ela também alegou que os coletivos que estão sendo utilizados no transporte escolar não são adequados para transitarem em estrada de terra e que os mesmos não estariam utilizando pneus lameiros (borrachudos), prejudicando a aderência em solos lamacentos.

De forma taxativa a vereadora declarou que, “se a empresa não tem capacidade para realizar o transporte, deveria deixar o serviço, antes que aconteça algo mais grave”.

 

COBRANÇAS DE ARI CARDOSO

Naquela oportunidade o vereador Ari Cardoso voltou a fazer severas cobranças em relação à administração municipal. Requereu que fosse enviado ofício ao prefeito para que seja informado a respeito da entrega das casas populares que estão sendo construídas em terrenos que pertenceram à antiga Fazenda Bom Jardim, que ficaram popularmente conhecidas por “Favelão do Nico”. Para ele a Prefeitura precisa fazer uma limpeza geral nas “bocas de lobo” evitando eventuais enchentes.

Ele também denunciou que, se a administração municipal não providenciar a edificação de um prédio para abrigar a UPA, Unidade de Pronto Atendimento, o município poderá perder a verba que já foi liberada pelo Governo Federal. No entendimento dele o prédio poderia ser construído no recinto do Parque de Exposições Dr. Geraldo de Souza Ribeiro.

Ari também cobrou providências da administração municipal em relação a grande quantidade de cachorros que perambulam pelas ruas da cidade e com relação às bicicletas que trafegam sobre as calçadas. O vereador sugeriu que a administração municipal encaminhasse ofício ao comando da 79ª Cia. da Polícia Militar para que esta fiscalize o trânsito irregular de bicicletas nas calçadas. Segundo o vereador, recentemente uma senhora idosa, ao sair de uma farmácia, foi atropelada por um ciclista, o que lhe proporcionou a fratura de uma das pernas.

 

BARRANCO

Luzia Angelini mencionou que, apesar da pouca incidência de chuvas, o Barranco da Rua Alcides Baldini, já começou a ruir. A vereadora teme que, com o aumento das chuvas, a situação possa se agravar, colocando em risco o trânsito de pedestres e de veículos.

 




Mais Câmara


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar