Publicado segunda, 14 de abril de 2025
A Prefeitura Municipal de Guaxupé informa que, devido a uma instabilidade crítica identificada no sistema de informática Sonner – plataforma utilizada para registro, controle e dispensação de medicamentos, agendamentos, pagamentos, folha de ponto, liberação de cestas básicas, entre outros serviços essenciais e diversos atendimentos à população, estão temporariamente afetados.
Apesar dos esforços técnicos pela Diretoria de Tecnologia da Informação, até o momento não foi possível identificar a causa exata do problema. Como medida de segurança e visando garantir a continuidade dos serviços, a integridade das informações e a minimização de riscos de perda de dados, está sendo realizada a migração completa do banco de dados para um ambiente em nuvem.
Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação, Delson Ivo Pasqua, a previsão inicial para a normalização total dos sistemas é de até 48 horas, no entanto, ele diz: ‘nossas equipes estão empenhadas em solucionar o problema no menor tempo possível, porém o volume de dados e complexidade da operação, temos que ter o cuidado de fazer no tempo certo”, finaliza.
A administração municipal reconhece os transtornos que essa situação pode causar à população e agradece a compreensão de todos. Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a prestação de serviços públicos de qualidade. Em nossas redes sociais, tem um vídeo explicativo, dos Secretários Daniela Bettelli Lutf e Benedito Resende Neto. Os dois, que respondem pelas pastas da saúde e administração, falam sobre a instabilidade no sistema, pois são as secretarias mais afetadas.