Publicado sexta, 07 de fevereiro de 2025
O Governo de Minas e as Forças de Segurança estão preparados para garantir um Carnaval seguro em 2025. Durante a cerimônia de lançamento do Carnaval da Liberdade 2025, realizada no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, foram apresentadas as ações de segurança planejadas para o evento, que espera receber 10% mais turistas que o ano anterior.
Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)
A PMMG contará com 100% de seu efetivo empregado para reforçar o policiamento nas cidades com maior volume de pessoas e em locais mais tranquilos. As ações da PMMG incluirão suporte tecnológico, como drones que emitirão sinais sonoros e dicas de segurança para os foliões.
Amparo e Proteção à Mulher
A corporação dará prioridade e acolhimento às mulheres, com atendimento por policiais femininas e atendimento bilíngue para turistas pelo número 190. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) mobilizará cerca de 3 mil policiais e terá delegacias regionais operando 24h, além de equipes de apoio ao turista e a Delegacia Móvel. A Delegacia Virtual facilitará o registro de ocorrências online. Em Belo Horizonte, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher terá equipes reforçadas e profissionais de medicina-legal. Campanhas educativas, como "Depois do Não é Crime, Uai!", serão promovidas para proteção das mulheres.
Integração e Serviços de Segurança
Aplicativos e serviços auxiliarão os foliões durante o Carnaval. O serviço Emergência MG, disponível pelo site, aplicativo MG App e Telegram, permite o acionamento das forças de segurança por meio da internet. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) aumentou a capacidade de atendimento dos números 190, 197 e 193 em cerca de 1,6 mil ligações por dia. A sala de Operações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) monitorará o estado com aproximadamente 70 telas e 1,3 mil pontos de Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de rodovias.
A Central de Bloqueio de Celulares (Cbloc) contribuirá para a segurança pública ao permitir o bloqueio de celulares perdidos ou subtraídos, diminuindo o valor de mercado desses aparelhos no mundo do crime.
Segurança nas Ruas e Balneários
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) coordenará brigadas contratadas, operará drones de monitoramento e terá equipes de vistorias e intervenção em caso de emergência. Durante o Carnaval, a corporação suspende as férias dos militares, garantindo a maior disponibilidade de bombeiros. Em Belo Horizonte, serão cerca de 200 empenhos de bombeiros a mais por dia, geridos por um Posto de Comando no Centro de Operações da prefeitura.
A mensagem do CBMMG para os cidadãos é que o comportamento de autoproteção e prevenção de acidentes é fundamental para aproveitar o Carnaval com segurança.
Com essas medidas, Minas Gerais se prepara para garantir um dos carnavais mais seguros do Brasil.