Publicado quinta, 23 de janeiro de 2025
Cinco empresas vão assumir, a partir deste sábado (25), a operação das linhas de ônibus do Sul de Minas Gerais, até então de responsabilidade da Expresso Gardênia. A transferência foi oficializada nesta quinta-feira (23) pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra).
As novas concessionárias são Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz, Bonanza e Viasul. Elas ficaram responsáveis por atender 97 cidades da região. Segundo a Seinfra, não haverá alteração no valor das passagens, que é regulado pelo Governo. Os itinerários também serão mantidos.
As rotas que a Gardênia realizava na região serão feitas pela empresa Santa Cruz.
Para assegurar uma transição tranquila, as empresas que vinham operando de forma provisória desde a suspensão da Gardênia foram orientadas a não vender passagens para viagens marcadas após o dia 25. A medida visa evitar problemas como reembolsos e desinformação aos passageiros.
“A transferência dessas linhas foi uma decisão necessária para assegurar a continuidade do serviço e atender às demandas da população, que merece um sistema de transporte à altura de suas necessidades”, explicou o secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto.
Calixto também destacou que o governo estadual manterá uma fiscalização rigorosa para garantir a segurança e o cumprimento das normas pelas novas operadoras.
Irregularidades
A mudança é resultado de um longo processo que começou com a Operação Ponto Final, realizada pela Seinfra e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) entre abril e maio de 2024. A operação identificou diversas irregularidades na prestação de serviços pela Expresso Gardênia, incluindo atrasos, má conservação de veículos e falhas operacionais.
Durante a fiscalização, 34 ônibus foram retirados de circulação devido a problemas mecânicos e irregularidades em itens de segurança. Segundo o Governo, apesar de ser notificada, a Gardênia não conseguiu cumprir as exigências nem comprovar sua capacidade operacional e financeira no prazo estabelecido, o que levou à suspensão de seus contratos em junho de 2024.
Sem conseguir resolver os problemas, a Gardênia solicitou a transferência das linhas para outras empresas, admitindo sua incapacidade de atender às exigências. Após uma análise criteriosa, a Seinfra aprovou a concessão das linhas para as cinco novas operadoras, que apresentaram condições adequadas para garantir qualidade e segurança no transporte.