CPI da Santa Casa ouve relatos da população sobre problemas no Pronto Socorro de Guaxupé - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 05 de dezembro de 2024


Publicidades

CPI da Santa Casa ouve relatos da população sobre problemas no Pronto Socorro de Guaxupé

Publicado sexta, 29 de novembro de 2024





A Comissão Parlamentar de Inquérito da Santa Casa realizou na noite desta quinta-feira (28) audiência pública para dar voz à população sobre supostas negligências e mau atendimento no Pronto Socorro e Santa Casa. A audiência foi acompanhada presencialmente por mais de 50 cidadãos e durou mais de quatro horas. Neste período, 22 pessoas utilizaram a tribuna para contar suas experiências com o atendimento do Pronto Socorro e do Hospital.

A CPI convidou membros da diretoria da Santa Casa, servidores da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. O único representante da Santa Casa presente foi o superintendente administrativo, Rafael Olinto.

A audiência foi presidida pela vereadora Maria José Cyrino Marcelino, que é presidente da CPI, e foi acompanhada pelo relator, vereador Paulo Rogério Leite Ribeiro, além dos membros da CPI, Donizetti Luciano dos Santos, Leonardo Donizetti de Moraes e Marco Aurélio Sarrassini. Os vereadores Danilo Martins de Oliveira, Gustavo Vinícius Silveira de Paula e Marcelo de Araújo Cunha também estiveram presentes na audiência.

Ao longo dos depoimentos, cidadãos pontuaram situações de supostos erros médicos e negligências que chegaram a resultar em morte de pacientes; demora e mau atendimento; e cobranças de refeições para acompanhantes. Os prontuários médicos apresentados pelos cidadãos foram copiados e serão anexados aos documentos da CPI.

Ao final da audiência, a presidente explicou sobre o andamento dos trabalhos da CPI. “O nosso objetivo, quando a gente começou, é dignidade e respeito […] A gente está analisando documentos e eu posso garantir a vocês que ali não existe filantropia. Todo mundo que está trabalhando ali é pago. Então a gente vai exigir que o dinheiro investido ali seja retornado de alguma forma”, disse a vereadora Maria José Cyrino ao final da sessão. A presidente ainda informou que a CPI deve solicitar mais cinco dias para finalizar os trabalhos, que deveriam acabar em 15 de dezembro.

Na próxima semana, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro, a CPI realizará as oitivas com membros da Irmandade, direção e corpo clínico da Santa Casa e também com representantes da Secretaria de Saúde. A última etapa será a elaboração do relatório final.




Mais Câmara


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar