Publicado sexta, 22 de novembro de 2024
Por Thiago Carvalho
Cerca de 150 autoridades municipais estarão reunidas, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, em Guaxupé, para o Seminário Prefeitos Eleitos e Reeleitos. A iniciativa da Associação dos Municípios da Microrregião Baixa Mogiana (AMOG), em parceria com o Sebrae Minas, será realizada no Unifeg, e também vai contar com a participação de vice-prefeitos, secretários de governo e de Desenvolvimento Econômico, chefes de gabinete e vereadores.
O objetivo é apoiar prefeitos e gestores municipais na implementação de políticas públicas que estimulem o empreendedorismo e o crescimento econômico. As inscrições podem ser feitas neste link.
Nos três dias de seminário estão previstas 44 capacitações sobre gestão financeira, orçamentária e tributária, além de conteúdos voltados para a saúde e educação. Representantes do Sebrae Minas vão promover palestras sobre educação, planejamento e desenvolvimento territorial.
Destaque para a palestra ‘De prefeito para prefeitos, consórcio e instância de governança’, com o analista da entidade, e prefeito eleito de Congonhas, Anderson Cabido. O gerente do Sebrae na regional Centro-Oeste e Sudoeste, Leonardo Mól, falará sobre “O Sebrae e a estratégia de desenvolvimento para a região”. Ainda estão previstas palestras sobre soluções de conflitos, educação empreendedora, captação de recursos, atração de investimentos e análise de dados.
“A intenção é capacitar estes agentes públicos e políticos para que eles sejam mais eficientes na construção de um ambiente econômico favorável para o empreendedorismo e a população em geral”, destaca a analista do Sebrae Minas Lucilene Pessoni.
Guia da Educação Empreendedora
Para apoiar prefeitos na implementação de políticas públicas que estimulem o crescimento econômico dos municípios, o Sebrae Minas lançou o “Guia da Prefeitura Empreendedora”. Na publicação, prefeitos e suas equipes encontram exemplos e orientações práticas para enfrentar os desafios da gestão e fortalecer as políticas de fomento ao empreendedorismo e o desenvolvimento econômico, aproveitando os serviços e programas oferecidos pelo Sebrae.
O material é dividido em duas partes principais: “Preparando a Gestão Municipal”, que foca no planejamento e execução de ações voltadas ao empreendedorismo, e “Construindo o Futuro do Município”, que traz tendências e boas práticas de desenvolvimento econômico aplicadas em cidades brasileiras e internacionais.
Territórios Mais Atrativos
O Sebrae Minas é um parceiro estratégico dos municípios na promoção da atração de investimentos e no aumento da competitividade dos pequenos negócios, e tem como frente de atuação o programa Territórios Mais Atrativos, criado para apoiar gestores públicos e lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios municipal. O programa se desdobra em quatro frentes principais: Liberdade Econômica, Regularização Fundiária, Atração de Investimentos, e Inovação na Gestão Pública. Saiba mais aqui.
Cidade Empreendedora
Para apoiar os empreendimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico, o Sebrae desenvolveu o Programa Cidade Empreendedora. Essa iniciativa oferece uma série de soluções para melhorar o ambiente de negócios, incentivar o empreendedorismo e dinamizar a economia local, criando uma base sólida para o desenvolvimento do município.
O Programa é organizado em dez eixos de atuação: Gestão e Políticas Públicas, Lideranças Locais e Governança, Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Públicas e Acesso ao Crédito, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socioprodutiva, Identidade, Vocações e Mercado, Inovação, e Resiliência Climática e Sustentabilidade.