Publicado quinta, 14 de novembro de 2024
A 57ª Subseção da OAB em Guaxupé, em parceria com a ESA-Escola Superior de Advocacia, e com a Comissão da Mulher Advogada, promoveu, na última quarta-feira, 13, uma palestra sobre a utilização da “inteligência artificial” no desempenho da atividade jurídica.
A coordenação da ESA, em Guaxupé, encontra-se sob a responsabilidade do Dr. José Armando Damito e a Comissão da Mulher Advogada é presidida pela Dra. Marlene Pasqua.
A palestra foi ministrada pelo Professor Dr. Renato Martins Vieira, renomado mestre da ESA.
Segundo o palestrante, a chamada “inteligência artificial” é um dispositivo que deve ser alimentado com uma série de informações de qualquer tema. Desta forma, os dados são computados e organizados para que informações genéricas possam subsidiar a elaboração de uma peça processual com muito mais rapidez que a mente humana. Como ele explica, atualmente a tecnologia ainda não tem condições de elaborar um documento cem por cento correto, porém o avanço tecnológico está caminhando a passos muito rápidos e a expectativa é de que dentro de pouco tempo estes avanços permitam uma margem de acerto quase que perfeita.
Ele menciona que existem aplicativos gratuitos que podem ser utilizados nesta computação de dados, oferecendo respostas, se não imediatas, porém a curtíssimo prazo.
A partir de uma gravação de voz humana, o dispositivo poderá realizar uma computação gráfica criando um vídeo com a voz da pessoa.
Dr. Renato enfatiza que a população jovem já vem se inteirando da nova modalidade, seja a título de curiosidade ou nas mais variadas modalidades profissionais.
O palestrante foi agraciado com um brinde oferecido pela Cooxupé.
No final do evento foi servido um coquetel aos presentes no espaço gourmet, localizado no pavimento interior do Centro de Excelência Jurídica de Guaxupé.