Publicado segunda, 07 de outubro de 2024

Numa eleição atípica, o empresário Jarbas Corrêa Filho, o popular Jarbinhas, do PSDB, foi eleito prefeito de Guaxupé para o seu terceiro mandato.
Ao longo dos últimos 35 anos em Guaxupé havia sido criada uma polarização entre dois grupos políticos, um encabeçado pelo empresário da construção civil, Antônio Felipe Zeitune, e o outro do médico e atual prefeito, Heber Hamilton Quintella. Porém nesta última eleição, o grupo liderado por Zeitune não apresentou candidato a prefeito.
Jarbinhas e sua vice, Renata Rocha, ligados ao grupo de Heber Quintella, foram eleitos com 16.240 votos, o que equivale a 62,38% dos votos válidos e 41,12% do eleitorado.
Além de Jarbinhas, também disputaram a eleição o atual vereador Gustavo Vinícius, do Solidariedade, que obteve 9.568 votos, ou seja, 36,75% dos votos válidos; e Ricardo Pessoa da Silva, o popular Ricardo Giotto, do PSOL, com 225 votos, 0,86%.
Atipicidade
O período eleitoral transcorreu diferentemente do que sempre foi tradição na cidade, com uma campanha silenciosa e com uma movimentação mínima dos cabos eleitorais, embora os candidatos tivessem realizado as costumeiras visitas pessoais aos eleitores.
Segundo estrategistas políticos, o fato do grupo de Zeitune não ter disputado o cargo de prefeito, aliado ao fato de que os outros dois candidatos que fizeram oposição à Jarbinhas serem iniciantes na política, não acalorou a campanha.
O colégio eleitoral de Guaxupé é composto de 39.284 eleitores, porém deste total apenas 28.496 compareceram às urnas, ou seja, 10.788 eleitores se abstiveram de votar. Acrescente-se que 1.264 eleitores votaram em branco e 1.018 anularam os respectivos votos. Portanto a somatória das abstenções, votos em branco e nulos perfaz um total de 13.070 votos, o que equivale a 33,10% do eleitorado.
Câmara Municipal
Dos 13 atuais vereadores, 11 tentaram a reeleição, um disputou o cargo de prefeito (Gustavo Vinicius) e o outro o cargo de vice-prefeito (Marcelo Araújo Cunha). Dos 11 que tentaram a reeleição, apenas quatro foram reeleitos:
Wilson Ruiz de Oliveira, com 1.030 votos;
Maria José Cyrino, com 870 votos;
Danilo Martins de Oliveira, com 502 votos;
Ademir do Açougue, com 459 votos.
Os sete vereadores que não conseguiram se reeleger foram: João Fernando de Souza, com 525 votos; Léo Moraes, 378 votos; Evinho, 374 votos; Marcos Sarrassini, 325; Zettinho, 313 votos; Luiz Smargiassi Filho, 248 votos; Paulo Rogério Leite Ribeiro, 212.
Vereadores eleitos
Esta é a primeira vez que a Câmara Municipal de Guaxupé conta com um número expressivo de mulheres, cinco no total: Maria José Cyrino, Dra Nelzina, Prof. Aline, Rosy Cadeirante e Mônica do Social.
Coeficiente eleitoral
Embora bem votados, dois candidatos a vereador não conseguiram atingir o coeficiente eleitoral, portanto não foram eleitos, sendo eles, João Fernando de Souza, com 525 votos e Clemilson da Prefeitura, com 417 votos.
A lista completa dos candidatos em Guaxupé está aqui: https://bit.ly/4eyfO7l