XI Festival Tramas e Dramas traz muita novidade e programação para toda família - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 08 de novembro de 2024


Publicidades

XI Festival Tramas e Dramas traz muita novidade e programação para toda família

Publicado sexta, 04 de outubro de 2024





De 07 a 13 de outubro, Guaxupé será sede de mais um Festival Tramas e Dramas, realizado pela Associação Tramas e Dramas. Neste ano, em que o grupo de mesmo nome faz 18 anos, o homenageado será Ernani Sastre, fundador, juntamente com Arlete Mendes.

Nesta edição, o evento terá participação de grupos e artistas locais e de mais seis cidades mineiras: Belo Horizonte, Sete Lagoas, Ubá, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete e Guaranésia. Estes grupos apresentarão espetáculos para todos os públicos e em espaços culturais diversos em nossa cidade.

Mais uma vez, acontecerá a maratona de teatro infantil a partir de segunda-feira, dia 07, onde as crianças, de escolas públicas e particulares, poderão assistir espetáculos em diversas linguagens (teatro, contação de história, circo, rua). A noite, os espetáculos são mais voltados para a família e para o público adulto.

A programação acontecerá em diversos espaços da nossa cidade (Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, Auditório Enilda Mazzilli, Parque da Mogiana, Bar e Restaurante Jardineira e Pomar de Ideias). Fique atento a nossa programação, principalmente no Instagram (@tramasdramas e @centrocultural_dona_rosa)!

ABERTURA OFICIAL:

Apesar do XI Festival Tramas e Dramas iniciar na segunda-feira, dia 07, a abertura oficial do evento acontecerá na quinta-feira, dia 10 de outubro, na Estação Cultural.

Está programada para acontecer a homenagem ao ator e diretor, Ernani Sastre, com números musicais, preparados pelo guaxupeano Júnior Arto, que mora na Polônia há muitos anos, e em temporada na terra natal, irá se apresentar junto com os alunos do Centro Cultural Dona Rosa. Além disso, o Clube do Teatro também preparou uma apresentação especial.

Tudo isso será conduzido pelo ator Eucir de Souza, como mestre de cerimônia.

Após a homenagem, a Casa do Teatro, de Conselheiro Lafaiete, irá apresentar o espetáculo “O Milagre do Boi”, que foi o último trabalho dirigido pelo ícone do teatro mineiro, Geraldo Lafayete, antes de sua partida repentina, em julho desse ano.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL:

De segunda a sexta, no período da manhã e da tarde, teremos uma programação especial para o público infantil e infanto-juvenil, com muita diversão, contação de história e mágica.

O Grupo Passarim abre a programação com “Rima Pra Poeta”, retoma algumas histórias populares, compiladas pelo escritor Elias José, que foram sucesso na interpretação desses contadores de história que voam para encantar as crianças desde 2011.

Na terça-feira, a Únicos Cia. de Teatro, formada por usuários do Centro Dia da APAE de Guaxupé, faz a apresentação de “Amigo Estou Aqui”, com muita palhaçaria e diversão, mostrando qualidade na produção artística das pessoas com necessidades especiais.

À tarde, o mágico JKarlos apresenta “Entre Tramas, Dramas e Magia”, no Auditório Enilda Mazzilli, com muita magia e contação de história, neste novo espaço de compartilhamento das artes na periferia de Guaxupé.

Quarta e quinta-feira, o festival recebe os Contadores de História do Boi da Manta, de Sete Lagoas, com o espetáculo “Cabeças de Livro”, que valoriza o poder de leitura desde a infância.

Na sexta-feira, teremos “Estórias de Palhaço”, com a Cia. Rastro dos Astros, de Ubá, compartilhando histórias do imaginário popular de forma bem lúdica.

Para encerrar, dia 12 de outubro será muito especial para as crianças e suas famílias, com uma programação no Parque da Mogiana. A partir das 15h, tem piquenique literário com o Instituto Elias José e Grupo Passarim e recreação com o Espaço Florescer, no pergolado. Às 16h, tem o espetáculo com os gigantes de pernas de pau, do Grupo Traminhas, “Café Não Costuma Faiá”.

PROGRAMAÇÃO PARA A FAMÍLIA E PARA ADULTOS:

Durante toda a semana, o festival irá promover também, espetáculos para o público adulto.

Na terça-feira, a programação deste horário terá início com “Xícara de Porcelana”, que reúne causos contados sempre em volta da mesa de café, com o grupo local Brincadeira de Roda.

Na quarta-feira, receberemos a Querida Companhia, de Belo Horizonte, com o renomado ator mineiro, Jefferson da Fonseca, com o solo “Vincent”, inspirado na vida e na obra do pintor Van Gogh.

Na sequência, teremos “Olha Pra Mim Amiga, Me Diz: O Que Está Acontecendo?”, que faz uma reflexão sobre a violência doméstica, inspirada na Lei Maria da Penha, com o Grupo Máscaras, de Guaranésia.

Na sexta-feira, teremos mais uma programação dupla, que inicia com o trabalho da atriz guaxupeana, que está finalizando seu curso de teatro na Unesp, em São Paulo, Lu Sarrassini, com o espetáculo “Sobremesa”, que mescla realidade e ficção, trazendo a vivência pessoal da atriz sobre as questões de gênero.

Logo após, acompanharemos a apresentação de “Mata-me”, do Grupo Encruza de Teatro, de Juiz de Fora, que brinca com o tema “morte”, de maneira leve e divertida.

No sábado, teremos o espetáculo adulto de rua, “Orixás, Flores e Amores”, do Grupo Encruza, de Juiz de Fora, trazendo um pouco das forças desses deuses africanos e sua conexão com a natureza.

Ainda no sábado, teremos Felipa Diaz, de Conselheiro Lafaiete, com a pesquisa / experimento cênico, “Eu Quero Acender Sua Luz”, que é um espetáculo criado na hora, através do contato da artista com o espectador.

Na sequência, o premiado espetáculo “Geni”, um solo com Maykon Ray e o Coletivo Libertas, de Ubá, que também faz uma reflexão sobre as questões de gênero, com clássicos da música popular brasileira.

Para encerrar, o Grupo Tramas e Dramas oferece o seu “Café de Meia”, um dos mais importantes espetáculos do repertório do grupo, que fala sobre mineiridade e as relações humanas.

SARAU DA DONA ROSA

Na sexta-feira, não podia faltar mais uma edição do tradicional Sarau da Dona Rosa, com palco aberto a apresentações artísticas de quem quiser compartilhar esse momento e participação especial do Trio Retrô.

MESA REDONDA

No sábado, dia 12, acontecerá pela manhã, uma mesa redonda, com a participação de representantes das secretarias municipal e estadual de cultura, para apresentar o potencial da nossa cidade para receber e promover eventos culturais, além de pensar soluções para o fortalecimento do teatro produzido no interior de Minas Gerais, com mediação da presidente do Conselho Municipal de Cultura, Valéria Marques.

OFICINA

No domingo pela manhã, acontecerá a oficina “Signos de Negrura em Cena”, com Fernando Valério, de Juiz de Fora, que promove a reflexão sobre a criação de um teatro com elementos da negritude, fazendo um paralelo com o processo de criação do espetáculo “Orixás, Flores e Amores”.

O XI Festival Tramas e Dramas vem, neste ano de 2024, celebrar a diversidade em todos os sentidos, oferecendo à nossa comunidade, uma programação gratuita e de altíssima qualidade. Com esta proposta, o grupo e a Associação Tramas e Dramas celebram, também, a maturidade artística desenvolvida nessa longa trajetória de 18 anos de atuação.




Mais Cultura


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar