Publicado terça, 17 de setembro de 2024
A Mostra Sesc de Cinema – MSDC, uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil, divulgou a lista de filmes selecionados para a 7ª edição. Mais de 1.300 obras audiovisuais de todas as regiões do país se inscreveram para participar da VII Mostra Sesc de Cinema. O Projeto dá oportunidade e fortalece a produção audiovisual independente do Brasil.
O filme (Cinema de rua de Guaxupé), uma realização Memorabilia Filmes, com recursos da Lei Paulo Gustavo, dirigido por Eudaldo Monção Jr. e produzido por Kethelyn Lopes, foi selecionado para a 7ª edição da Mostra, integrando o Panorama Minas Gerais, e será exibido no mês de dezembro, em quatro unidades do Sesc no Estado: Montes Claros, Palladium (em Belo Horizonte), Poços de Caldas e Pouso Alegre.
Além da seleção na Mostra SESC, o filme (Cinemas de rua de Guaxupé), continua em cartaz na 4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil:Um retrato dos nossos tempos, que circula o país desde abril deste ano. As próximas exibições do filme no âmbito deste projeto, será na cidade de Juiz de Fora/MG, no próximo dia 23 de setembro, compondo a programação do cineclube Movimento da Universidade Federal de Juiz de Fora, ,com exibição na Sala de Cinema Germano Alves.
Ainda no âmbito da 4ª Autêntica Mostra Cinema do Brasil, a obra audiovisual de 20 minutos (Cinema de rua de Guaxupé), contará também no mês de outubro, com a sua primeira exibição internacional. O filme terá exibição na cidade de Manágua, Nicarágua, durante a edição internacional do evento, a ser realizado 10 de outubro, na UNAN - Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua e no Instituto Guimarães Rosa, um equipamento cultural da Embaixada do Brasil em Manágua, e contará com a presença do diretor Eudaldo Monção Jr, que participará de uma programação que contemplará debates, seminários, além das exibições dos filmes sobre cinemas do Brasil.
Sinopse:
Os resquícios dos cinemas que já existiram em Guaxupé, como o Cine Theatro São Carlos, evidenciam ao espectador através desta narrativa, histórias da vida de seu público frequentador. O filme abordará também o processo de construção de um cinema de rua na cidade, que contemplará três salas de exibição. Sendo este, um feito inédito no Brasil, atualmente.
Ficha técnica:
Direção, roteiro, fotografia, som direto e montagem: Eudaldo Monção Jr.
Produção: Eudaldo Monção Jr. e Kethelyn Lopes
Assistente de Produção: Rosângela Carozzi
Trilha Sonora Original: Lucas Paola de Sá