Publicado sexta, 13 de setembro de 2024
Na tarde de quinta-feira, dia 12, a Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais foi acionada para comparecer ao bairro Congonhal de Cima, em Baependi. No local, inúmeros incêndios florestais estavam causando danos irreparáveis à biodiversidade do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Uma testemunha informou às autoridades que conhecia os possíveis autores de um dos focos de incêndio, que já havia consumido 5 hectares de mata nativa dentro da referida Unidade de Conservação.
A equipe localizou os envolvidos e, acompanhada por três testemunhas, conduziu-os presos à autoridade policial de plantão para as providências cabíveis. Além disso, foram lavrados autos de infração individuais contra os autores, totalizando R$ 29.566,32 em multas. Todas as atividades de uso alternativo do solo na área autuada foram suspensas.
Destaca-se que nos últimos dias, operações por terra e ar têm sido realizadas em todo o Parque Estadual da Serra do Papagaio. Aeronaves de asas móveis e fixas estão sendo empregadas, e homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Previncendio e moradores locais estão se dedicando incansavelmente para conter o fogo que consome a vegetação. Essa situação onera financeiramente o Estado e representa risco de morte para pessoas e animais. A prisão dos supostos autores demonstra o compromisso da PMMG em cumprir sua missão e desencorajar ações semelhantes.