Publicado sexta, 23 de agosto de 2024
O filme (O Trabalhador Rural) de Riuler Reinaldo integra a seleção de filmes do 3º Curta Libras - Mostra Cinema e Acessibilidade. O evento será realizado em escolas de duas cidades baianas no começo de setembro. Usando como referência um monumento histórico da cidade de Guaxupé em reconhecimento aos trabalhadores rurais, a performance acompanha uma estátua ganhando vida através de um instrumental Hip Hop e um poema ressaltando a importância desses trabalhadores que muito fazem pelo nosso país.
Memorabilia Filmes divulgou a lista dos filmes selecionados para o 3º Curta Libras - Mostra Cinema e Acessibilidade. A mostra apresentará obras audiovisuais de curta-metragem com recursos de acessibilidade (Janela de Libras). O evento será realizado em formato híbrido com sessões e programação online e presencial. A mostra contempla além das exibições, seminário, encontro com realizadores e oficina de formação audiovisual acessível para estudantes de escolas públicas das cidades de Nazaré e Valença.
A curadoria foi realizada por Loura Fernandes, Dedinha Ramos, Mirella Marla, Thaís Mendes, Tânia Moura, Natally Janielle e Eudaldo Monção Jr, e contemplou 37 filmes de diversas cidades brasileiras, que em sua maioria dialogam com aspectos dos direitos humanos e serão exibidos nas sessões: Infantil, Histórias de Vida, Cultura na Comunidade, Afetos e Protagonismo Surdo. Além dos filmes selecionados, a mostra exibirá também filmes convidados que integrarão as sessões especiais: Memorabilia e Hands Play.
As exibições da 3ª edição Mostra Curta Libras, serão realizadas nas cidades baianas de Nazaré no Recôncavo e Valença, no Baixo Sul, e poderão compor também, a programação de outras escolas do Estado da Bahia, além de espaços culturais como: cinemas, cineclubes, pontos de cultura, bibliotecas, entre outros espaços e também em TV’s públicas e plataforma de streaming. A programação completa será divulgada em breve no site do projeto https://memorabiliafilmes.wixsite.com/curtalibras
O projeto é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr, com produção executiva de Loura Fernandes, uma realização Memorabilia Filmes, que teve sua primeira edição realizada em 2018 na cidade de Nazaré-BA, no âmbito do Projeto Escolas Culturais, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia. O 2º Curta Libras - Mostra Cinema e Acessibilidade, aconteceu durante a pandemia no ano de 2021, na plataforma virtual Memorabilia Play e também exibida na TV Pública (Aperipê TV).
A terceira edição do projeto será realizada novamente no Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza em Nazaré, no território do Recôncavo, além de sessões no IF Baiano - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Valença e Associação Pestalozzi de Valença, no território do Baixo Sul baiano e conta com o apoio cultural da Rede Terra Cult - Territórios culturais baianos, CS Comunicação, Meyjor Criações, Laboratório de Linguagens e Comunicação do IF Baiano, Hands Play e Rádio Rosa.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.