Aplicação de fumacê em Guaxupé requer cuidados dos moradores - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 27 de abril de 2024


Publicidades

Aplicação de fumacê em Guaxupé requer cuidados dos moradores

Publicado segunda, 26 de fevereiro de 2024





A Vigilância em Saúde, através da Secretaria de Saúde de Guaxupé, informou aos moradores da cidade que será necessário o uso do fumacê para coibir a proliferação do mosquito da dengue.

No boletim epidemiológico do dia 17 ao dia 23 sexta-feira, foram notificados 658 casos, sendo 408 positivos, 18 negativos e 232 aguardando resultado.

O Secretário de Saúde, Adilson Ilório, já havia alertado sobre os problemas de usar o fumacê para o meio ambiente, pois acaba atingido pássaros, insetos e outros animais da natureza, causando intoxicação e morte.

Mas devido ao crescente número de casos, este será o melhor meio de eliminar o mosquito Aedes aegypti, o causador da Dengue e também Zika e Chikungunya, além de possíveis focos em evolução.

O fumacê é uma técnica que consiste em utilizar bombas costais que emitem uma "nuvem de fumaça’’ formada por um inseticida que elimina a maior parte dos mosquitos adultos.

Orientações importantes

Será utilizado pelos servidores da Vigilância, o fumacê costal: “eles passam tanto na rua quanto nas casas, entram nos quintais e aplicam o inseticida. Então as orientações são para que os moradores abram portas e janelas e, quem tem alergia ou algum outro problema respiratório, saia do local ou se proteja dentro do imóvel, mas de forma isolada. Outra atenção são para vasilhas de água e comida de animais domésticos. Gaiolas de passarinhos ou outro animal devem ser retirados do local ou tampados. O mesmo cuidado deve ter para roupas em varal. Mas caso não seja possível retirar esses objetos, deve-se higienizá-los em seguida com água e sabão”, informou a Vigilância em Saúde.

Os bairros que receberão a técnica são:

26/02 Alto da Colina, Residencial Alto da Colina, Nova Guaxupé, Vila Meziara, Jardim Lepiane, Vila Coragem

27/02 Vale Verde, Ouro Verde I, II, III, Jardim Limoeiro

28/02 Vila Conceição, Agenor de Lima

29/02 Novo Horizonte, Vila Carloni

01/03 Jardim Europa, Monte Verde, Jardim América

04/03/2024  Jardim Orminda, Morada do Sol, Parque do Lago

05/03/2024  Catetos, Jardim 3 Rosas

06/03/2024  Vila Magalhães, Vila Izabel, Jardim Aviação

07/03/2024  Nossa Senhora das Dores, São Domingos, Nova Floresta

08/03/2024  Vila Progresso, Jardim Bela Vista

11/03/2024  Vila Rica,  Centro

12/03/2024  Jardim Alvorada, Parque Industrial

Denúncias

A Prefeitura também divulgou o celular 35 98722-0017 para recebimento de denúncias de locais onde possa haver lixo que acumule água e favorece a proliferação dos mosquitos.




Mais Cidade


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar