Tramas e Dramas, Dona Rosa e Passarim participam de festivais de teatro em Minas Gerais - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 01 de julho de 2022


Publicidades

Tramas e Dramas, Dona Rosa e Passarim participam de festivais de teatro em Minas Gerais

Publicado quinta, 01 de agosto de 2019





Grupos da Associação Tramas & Dramas (Tramas e Dramas e Dona Rosa), além do Grupo Passarim, que é parceiro do Centro Cultural Dona Rosa, participaram do XIX FACE – Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho de 2019.

O espetáculo Café de Meia, do Tramas e Dramas, que competiu na categoria ALTERNATIVO, foi indicado a melhor sonoplastia, melhor caracterização, melhores atores (Pedro Simões e Leandro Mancini), melhores atrizes (Giovana Leonel e Vanessa Marques) e trouxe os PRÊMIOS de: melhor adequação ao espaço, melhor direção (Vanessa Marques) e melhor espetáculo alternativo nacional. Essa montagem já soma 5 prêmios nacionais, sendo que no FETEG – Festival Nacional de Teatro de Guaranésia, realizado em maio de 2019, trouxe, para nossa cidade, os prêmios de: melhor visualidade espacial e melhor direção.

Já o espetáculo Olhos de Cigana – Oblíqua e Dissimulada, do grupo Dona Rosa, formado prioritariamente por adolescentes sob a coordenação do professor e diretor Pedro Simões, arrebatou o público no Teatro Municipal de Conselheiro Lafaiete e recebeu várias indicações, destaque para as meninas Clara Pallos e Suelen Assis, indicadas a melhores atrizes coadjuvantes, Tatiane Batistuzzo, indicada a melhor atriz, Pedro Simões indicado a melhor diretor além da indicação de melhor espetáculo na categoria DRAMA.

O Grupo Passarim, do Instituto Cultural Elias José, foi com A Menina dos Fósforos, na categoria INFANTIL. Também foi destaque pela simplicidade e poesia em cena. Foram várias indicações, destaque para Elisângela Ferreira, indicada a melhor atriz coadjuvante, Suelen Assis, indicada a melhor atriz, Pedro Simões, indicado a melhor diretor, além da indicação a melhor espetáculo na categoria.

O Tramas e Dramas ainda esteve presente no III FNTP – Festival Nacional de Teatro de Passos, entre os dias 21 e 28 de julho, com o espetáculo À Beira do Nada, que tem texto e direção de Juliano Canal, competindo na categoria PALCO, que este ano recebeu grupos profissionais de vários estados do país.

Para o FACE, contamos com o apoio cultural da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, que custeou parte do transporte dos 20 artistas componentes dos três grupos.

Esse resultado e o reconhecimento dos trabalhos nos deixa muito felizes. Apesar de parceiros, as linguagens de cada montagem são muito particulares e alcançaram grande apreciação do público e dos jurados. Particularmente com o Grupo Dona Rosa, formado por jovens, a participação em festivais incentiva a dedicação, o estudo das artes cênicas e o trabalho em equipe.O trabalho de formação e pesquisa realizado pela Associação Tramas e Dramas junto a esses jovens e o intercâmbio constante com outros grupos, através de oficinas e residências artísticas que acontecem durante o ano todo no CCDR, colaboram muito para esse resultado, o que eleva o Centro Cultural Dona Rosa a ser referência no fazer artístico em nosso estado.




Mais Cultura


 Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar