Produtores de café vulcânico do Sul de Minas reivindicam apoio do governo - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 25 de abril de 2024


Publicidades

Produtores de café vulcânico do Sul de Minas reivindicam apoio do governo

Publicado quarta, 03 de agosto de 2022





expansão do cultivo de café vulcânico e o apoio do Governo do Estado a essa cadeia produtiva pautam audiência pública da Comissão de Agropecuária e Agroindústria. A reunião está agendada para esta quinta-feira (4/8/22), às 10h30, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a requerimento do deputado Cássio Soares (PSD).

área produtora do café vulcânico, definida pela caldeira de um vulcão extinto há 80 milhões de anos, engloba parte do Sul de Minas e do Nordeste de São Paulo. As características de clima e de relevo dessa região dão ao café um sabor singular e características próprias e especiais, conforme destaca Cássio Soares, ao justificar a reunião.

Do lado mineiro, estão as cidades de Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas. Em São Paulo, estão Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama. Em 2020, de acordo com o texto da justificativa, havia 53 mil hectares em produção, com 1,79 milhão de sacas/ano e geração de 18 mil empregos diretos.

Até o final deste ano, a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica criada em Poços de Caldas pretende chegar a mil associados e espera implantar na cidade um centro de referência em cafeicultura de solos vulcânicos. Os produtores, porém, reivindicam mais apoio do Governo do Estado, uma vez que, segundo eles, o cultivo do produto especial divulga o nome de Minas no País e no mundo.

Para os idealizadores da audiência, o desenvolvimento da cafeicultura regional com sustentabilidade gera oportunidades para transformar a maneira como o café é produzido, comercializado, valorizado e consumido. O produto ainda potencializando a economia, a produção agrícola e a geração de empregos no Estado.

Entre os convidados que já confirmaram presença estão Willem Guilherme de Araújo, coordenador técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), e Ulisses Ferreira de Oliveira, diretor executivo da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica.




Mais Agropecuária


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar