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Guaxupé, 01 de julho de 2022


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Construção de sede da Secretaria de Saúde e aumento de refeições do Restaurante Popular são metas da Prefeitura para o ano que vem

Publicado quarta, 22 de junho de 2022





A Câmara Municipal, em parceria com a Prefeitura de Guaxupé, promoveu na última segunda-feira, 20, uma audiência pública para apresentar o projeto de lei nº 18/2022, que dispõe a respeito da LDO-Lei das Diretrizes Orçamentárias, para o próximo exercício. O evento aconteceu nas dependências da Casa Legislativa.

Como de costume, nenhuma pessoa do público compareceu, apenas a reportagem do CORREIO SUDOESTE.

Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente daquela Casa, Léo Moraes, tendo a secretária municipal de Finanças, Elaine Ricciardi Cerdeira, apresentado as principais metas propostas pelo executivo para o exercício de 2023.

Embora seja um tema de extrema relevância, não foi disponibilizada para a imprensa cópia da proposta apresentada pelo poder executivo.

Vale lembrar que na administração pública o prefeito só pode realizar ou construir o que está previsto na LDO, porém não pode executar nada que não esteja previsto na mencionada norma jurídica.

A secretária de Finanças apresentou os valores dos orçamentos referentes aos anos de 2020 a 2025. Como não foi disponibilizada cópia dos documentos, não temos como apresentar os respectivos valores.

Dentre as metas para a secretaria de Saúde consta a construção de uma sede própria, especialmente projetada, além de uma divisão jurídica própria em virtude da grande quantidade de ações judiciais requerendo medicamentos e ou procedimentos de saúde.

Na área de Ação Social consta a previsão do aumento do número de refeições fornecidas pelo restaurante popular. Conforme foi informado, atualmente estão sendo servidas 300 refeições diárias.

Na secretaria de Educação está previsto o aumento no número de vagas nas creches, além de monitoramento eletrônico.

Emurb

Falando em nome da EMURB, Marcos Bonfim mencionou que no próximo dia 23 será realizado um processo licitatório para contração de uma empresa especializada para a pavimentação das vias públicas que estão sendo abertas no antigo Parque de Exposições Dr. Geraldo Souza Ribeiro.

Ele também informou que a autarquia pretende contratar uma empresa especializada para organizar a documentação referente aos sepultamentos já realizados no cemitério da Praça da Saudade, porém não explicou como será feito o trabalho, uma vez que encontram-se desaparecidos os respectivos registros e ainda pairam suspeitas de que os documentos tenham sido destruídos em um incêndio ocorrido em 5 de maio de 1945 no antigo Paço Municipal.

Naquela necrópole só existem registros a partir de julho de 1946 graças a um serviço voluntário do pesquisador e historiador Wilson Ferraz e do filho Renato.

Revitalização do prédio da antiga Cadeia

Também foi mencionado de que a administração municipal estaria pleiteando junto ao Governo do Estado de Minas Gerais a seção de uso do prédio da antiga cadeia, localizado na Rua Luiz Costa Monteiro, no centro da cidade, para instalação de um dos departamentos da secretaria municipal de Cultura.    




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