Greve dos professores foi tema dos intermináveis discursos na Câmara Municipal - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 24 de abril de 2024


Publicidades

Greve dos professores foi tema dos intermináveis discursos na Câmara Municipal

Publicado quinta, 31 de março de 2022





Greve dos professores foi tema dos intermináveis discursos na Câmara Municipal

 

A presença de um grupo de professores da rede estadual em greve portando cartazes, onde se encontravam inseridas palavras de ordem, além das goteiras no plenário, foram o destaque na quarta sessão ordinária da Câmara Municipal na última segunda-feira, 28 de março. 

Segundo o presidente, naquele dia, folhas das palmeiras, localizadas no jardim, teriam se desprendido atingindo o telhado daquela edificação, inclusive quebrando várias telhas, o que provocou as goteiras. Em princípio, a intensão era de se cancelar a sessão, porém decidiu-se por mantê-la. Iniciado os trabalhos, novo temporal desabou na cidade, intensificando as goteiras no interior do prédio, que atingiram até mesmo a mesa da imprensa.

Superados os percalços, e com a presença do público, os nobres edis aproveitaram a oportunidade para proferirem os longos e intermináveis discursos políticos, fazendo com que a sessão entrasse noite a dentro.

A convite do presidente, vários oradores fizeram uso da palavra, dentre eles o desportista Jair dos Santos, que discorreu a respeito do projeto “Atletas do Futuro”, desenvolvido pelo clube de futebol do bairro Jardim Orminda, e o ex-vereador Sérgio Faria.

Defendendo a greve dos professores, Sérgio Faria mencionou que os servidores da rede estadual de Educação estão a cinco anos sem aumento e não receberam se quer a recomposição em virtude da inflação; que em virtude disto determinados servidores como merendeiras e faxineiras estão recebendo remuneração com valores abaixo do salário mínimo. No entendimento dele o governador do Estado está “sucateando a Educação, a Saúde, e a Segurança Pública”.

Finalmente ele propôs que aquela Casa de Leis encaminhasse uma “Moção de Repúdio” ao governador do Estado.

Grande expediente

Com a presença dos professores grevistas, os vereadores não perderam a oportunidade para proferirem os longos e intermináveis discursos políticos.

Infelizmente, nos respectivos pronunciamentos não se verificou uma proposta de ação e ou de negociação junto ao Governo Estadual para a efetiva solução do problema.

Cirurgias eletivas

Didinho informou que teria acontecido uma reunião na Câmara com a presença do diretor da Santa Casa de Misericórdia, o médico Roberto Vergili, e da secretária municipal de Saúde Daniela Betelli, onde foi informado que a Santa Casa, em virtude do grande número de atendimento de urgências e emergências, não tem estrutura física e nem profissionais para, simultaneamente, realizar as chamadas cirurgias eletivas.

O vereador voltou a defender a possibilidade da administração municipal realizar uma licitação para contratar um hospital para a realização dos procedimentos cirúrgicos, tendo em vista de que a fila de espera vem crescendo a cada dia.

Projetos de lei do executivo

Desconsiderando recomendação do Ministério Público, o plenário daquela Casa aprovou naquela sessão, em primeira e segunda votação, três projetos de leis de iniciativa do executivo.

O primeiro concede a permissão de uso do campo de futebol localizado no bairro Jardim Orminda ao clube de mesmo nome, por cinco anos, com a possibilidade de prorrogação de prazo, desde que não haja desvio de finalidade.

O segundo autoriza o município a receber em doação parte do leito da antiga estrada de terra batida que ligava Guaxupé a Guaranésia, mais precisamente o trecho compreendido entre as fábricas da Família Pasqua e a ponte do Rio Guaxupé, trecho este que a administração municipal pretende asfaltar.

Já o terceiro se refere a um pedido de autorização legislativa para desafetação e permuta de parte de um leito de rua por imóveis não especificados (veja na outra matéria ).

Projetos de leis do Legislativo

Também constavam da pauta daquela sessão três projetos de lei de iniciativa do legislativo.

O primeiro dispõe a respeito de que Câmara seja notificada pela administração municipal da liberação de recursos federais e estaduais para o município. A justificativa é a de que muitos deputados simplesmente indicam emendas parlamentares, porém nem sempre as mesmas  são liberadas.

O segundo estabelece a obrigatoriedade de colocação de placa em obra pública paralisada, contendo de forma resumida, exposição dos motivos de sua paralisação.

O parágrafo 1º, do art. segundo, do mencionado projeto de lei, estabelece; “a placa deverá ser colocada em local e tamanho visíveis aos cidadãos, nos moldes e dimensões de um outdoor convencional.”

O terceiro estabelece a inclusão do “Dia do Surdo” no calendário municipal, que deverá ser comemorado, anualmente, em 26 de setembro.




Mais Câmara


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar