Turismo Rural é aposta do Sindicato Rural de Monte Santo de Minas - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 25 de abril de 2024


Publicidades

Turismo Rural é aposta do Sindicato Rural de Monte Santo de Minas

Publicado quarta, 30 de março de 2022





Em Monte Santo de Minas, 13 alunos concluíram o Programa de Agente de Turismo Rural na última sexta-feira, 25/03. O evento de encerramento reuniu parceiros, alunos, autoridades locais e empresas do município no salão do Tênis Clube. Criado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos o programa tem parceria com o Sindicato do Produtores Rurais e apoio da prefeitura.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Santo de Minas, José Maria Andrade Pontes, esta capacitação traz uma grande oportunidade para o município gerar empregos e fortalecer uma nova fonte da economia local. “Sindicato e Sistema FAEMG caminham juntos com Monte Santo de Minas, pois juntos somos mais fortes”.               

O secretário de governo, Rodrigo Saulo Ribeiro, enfatizou que o município vive um momento ímpar. “O turismo pode ser e queremos que seja um dos pilares de desenvolvimento do nosso município”. O prefeito, Carlos Eduardo Dolabella, enfatizou que sem a iniciativa do Sindicato Rural e do Sistema FAEMG, o evento não teria acontecido e que a caminhada está apenas começando, mas com boas perspectivas.

O gerente da Regional de Passos, Rogger Miranda Coelho, enfatizou que o SENAR trabalha com a transformação de vidas através da capacitação de pessoas. “O turismo rural é uma realidade em muitos lugares onde antes nem pensavam em explorar. Esse Programa é um passo importante para evoluir o turismo em Monte Santo”.

O Programa

Depois de oito meses e seis módulos, com abordagens diferentes, os novos agentes de turismo rural se sentem preparados para atuar no setor. Para chegar a esta etapa eles passaram por formação nas áreas de produtos e serviços turísticos, segurança, condução de turistas, roteirização, meios de hospedagem, serviços de alimentação e comercialização de produtos e negócios. O grupo de agentes capacitados pela instrutora Jordânia Mariano, criaram 20 roteiros que serão comercializados em breve. Entre eles os Cafés, sabores e memórias; Caminhos da Mogiana, Doces lembranças.

Agentes

Uma das agentes de turismo é a Silmara Aparecida de Paula que trabalha com familiares em um sítio há 11 km da cidade. Há dois anos ela recebe turistas no local e o Programa ampliou o seu conhecimento e a sua área de atuação. “O nosso empreendimento é o Centro da Esperança e temos como objetivo a valorização da família e da fé. Atendemos como pesqueiro, restaurante, trilhas e equitação. Trabalhamos com crianças proporcionando a elas a experiência em andar a cavalo. A nossa meta é investir no turismo pedagógico, levando crianças para viverem uma experiência na roça”.

Luciano Vieira Grotto é aquela pessoa que conhece o município como a “palma da mão”. Viu no Programa uma oportunidade e se jogou na formação. Conhecido por levar pessoas a cachoeiras e pescaria, por hobby, agora passa a comercializar roteiros de aventura com o que mais sabe fazer. “Eu aprendi muito com o programa, principalmente no módulo sobre segurança”.

Janaina Lara Nunes que tinha experiência profissional em um complexo de entretenimento, como agente passa a trabalhar como agência de receptivos levando turistas para os roteiros criados ou personalizando roteiros conforme a necessidade do turista. Ela ressalta os pontos turísticos mapeados como cachoeiras, mirantes e a oportunidade de praticar o turismo de observação da natureza.  

Roteiros

Pelos Caminhos da Mogiana, Doces Lembranças, Café, Sabores e Memórias, Monte de Fé, Na Roça com a Família, Pelas ruas do Monte, Encantos da Lagoa, Nossa Tradição, Rota de Milagre, Belezas do Ouro Verde, Aventura Cavacudo, Pesca Esportiva, Bikes e Sabores, Caminhos da Serra, Do Lago ao Prato, Sabores da Nossa Terra, Caiaque no Baicheirão, Escalada no Morro Dois Irmãos, City Tour pelas Ruas do Monte, Bike, Rubens Valeriano.




Mais Agropecuária


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar