CÂMARA DE GUAXUPÉ: VEJA O QUE FOI DESTAQUE NA ÚLTIMA REUNIÃO - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 25 de abril de 2024


Publicidades

CÂMARA DE GUAXUPÉ: VEJA O QUE FOI DESTAQUE NA ÚLTIMA REUNIÃO

Publicado quarta, 10 de novembro de 2021





A 18ª sessão ordinária da Câmara de Guaxupé aconteceu na segunda-feira, dia 8. Constavam na Ordem do Dia, três projetos de lei de iniciativa do executivo e apenas um apresentado por um dos vereadores.

Embora os pedidos de autorizações legislativas formuladas pelo executivo fossem temas de suma relevância, depois de colocados na pauta de discussões, não despertaram o mínimo de interesse dos edis, que apenas se limitaram em aprova-los por unanimidade de votos, e sem nenhuma justificativa pela qual os nobres vereadores tivessem se manifestado favoráveis.

Creche

O primeiro pedido de autorização legislativa era referente a uma autorização de abertura de crédito adicional suplementar, no valor de R$ 95 mil, para a Emurb. Segundo a documentação disponibilizada para a imprensa, a suplementação de verba seria destinada à continuidade da construção de um prédio que deverá abrigar uma creche na Rua João Batista Alexandre, nº 102, no Jardim Aeroporto.  O pedido foi aprovado em primeira votação.

Crédito adicional

Embora em recentes aprovações de contas de exercícios anteriores, o Tribunal de Contas de Minas Gerais tenha alertado os administradores municipais a respeito de uma melhor elaboração do orçamento evitando abertura de créditos suplementares, as chamadas “pedaladas fiscais”, o que em tese poderá vir a se caracterizar improbidade administrativa, parece que o alerta tem sido ignorado.

Em 2020, depois de aprovado o orçamento para o presente exercício, a lei municipal nº 2.813, de 30 de dezembro de 2020, autorizava a abertura de créditos suplementares no orçamento de 2021 no percentual de 20%. Agora, insatisfeito com a suplementação já autorizada, o prefeito requereu autorização para nova suplementação na ordem de 5%.

Depois de colocado o pedido de autorização na pauta de discussão, nenhum dos 13 vereadores se manifestou, com aprovação por unanimidade em primeiro turno.

Anistia fiscal

Lei anteriormente aprovada e publicada concede anistia fiscal de juros e multas para contribuintes inadimplentes para com a Fazenda Pública Municipal. Acontece que faltava clareza na mencionada norma jurídica de eventual benefício a pessoas jurídicas. Assim, o entendimento até então seria de que apenas os contribuintes pessoas físicas pudessem se valer dos benefícios da lei.

Diante do exposto, o executivo também encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei, que, diga-se de passagem, supostamente padece de vício formal, alterando a lei municipal nº 2.085, estendendo os benefícios às pessoas jurídicas.

Apesar da importância do projeto de lei, apenas o vereador Paulo Rogério Leite Ribeiro teceu umas poucas e minguadas palavras. Assim foi aprovado por unanimidade de votos dos edis.

Embora o Ministério Público do Estado de Minas Gerais tenha reiteradas vezes alertado o Poder Legislativo local para que não proceda as duas votações de um mesmo projeto de lei em uma única sessão legislativa, a pedido de Léo Moraes o presidente submeteu o mencionado projeto de lei à segunda votação, sendo o mesmo aprovado por unanimidade de votos.

“Teatro portas abertas”

Também constava da pauta daquela sessão um projeto de lei de iniciativa do legislativo que dispõe a respeito da instituição de um programa de governo denominado “Teatro de Portas Abertas” como instrumento público para popularização da Cultura.

Não se pode deixar de reconhecer o mérito e a grandiosidade da iniciativa, porém o mesmo esbarra na “legalidade”. Em virtude do ordenamento jurídico vigente, a competência para instituição de programas de governo é exclusiva do poder executivo.

Diferentemente do que ocorreu com os demais projetos de lei discutidos e votados naquela oportunidade, este foi alvo de rasgados elogios de diversos vereadores, tendo sido aprovado por unanimidade de votos em duas votações naquela mesma sessão. (Wilson Ferraz)




Mais Câmara


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar