CONFECÇÃO DE JURUAIA LANÇA PROJETO SOCIAL DE PROFISSIONALIZAÇÃO NA ÁREA TÊXTIL - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 24 de abril de 2024


Publicidades

CONFECÇÃO DE JURUAIA LANÇA PROJETO SOCIAL DE PROFISSIONALIZAÇÃO NA ÁREA TÊXTIL

Publicado domingo, 29 de agosto de 2021





De acordo com o IBGE, o índice de desemprego no Brasil está em 14,7%. São várias as causas para o problema, mas, sem dúvida, a pandemia da Covid-19 ajudou a piorar esse cenário que se tornou crônico. A persistência do desemprego entre os jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos, por exemplo, voltou a subir em 2021 e alcançou 31% no primeiro trimestre deste ano, número que, em comparação à taxa da população geral, é mais do que o dobro.

Sem dúvida, os jovens nessa faixa etária saíram mais prejudicados pela pandemia. Mas as dificuldades para conseguir uma ocupação não são de hoje. Entre os problemas econômicos, sociais e estruturais que prejudicam a entrada dos jovens no mercado de trabalho, está a falta de experiência profissional.

Para ajudar esses jovens, a Ouseuse, uma das maiores empresas de moda íntima de Juruaia, polo mineiro do setor, lançou o projeto social Aprender Jovem, destinado à faixa etária de 18 a 25 anos. O objetivo do projeto é bem definido: qualificação de mão de obra na área têxtil. Para dar o pontapé inicial do Aprender Jovem, seis jovens iniciaram o curso, que tem duração total de 38 horas.

“O curso está sendo ministrado na fábrica da Ouseuse, em Juruaia, duas vezes na semana, em um total de 10 encontros. No final do treinamento, todos os participantes irão receber o certificado de participação e, aqueles que se destacarem, ou seja, se mostrarem aptidão, poderão vir a ser contratados pela Ouseuse”, explica Rosana Marques, diretora executiva da marca.

À frente do curso de qualificação está Fábia Martins, instrutora de corte e costura. Com 17 anos de experiência no mercado de confecção, executa e coordena atividades nas áreas de modelagem, produção e venda de lingerie (feminino e masculino), linha noite, praia e fitness.

A instrutora explica o processo e a duração do curso. “Primeiramente apresentamos a empresa aos participantes, assim como mostramos as matérias-primas utilizadas para a confecção de nossos produtos. Durante o curso, o primeiro contato é com as máquinas de costura (overloque, galoneira e reta), quando eles aprendem a ter o controle do pedal e conhecem o objetivo de cada máquina. Após isso, é iniciado a montagem de peças, passagem do elástico e a prega dos laços. Terminada essa etapa de 30 horas, eles vão para a produção da fábrica, quando conhecem melhor os processos de controle de qualidade, codificação e embalagem, em um total de 8 horas”.

O Aprender Jovem está em sua primeira turma, mas espera poder ajudar muitos jovens de Juruaia e região. “Esse projeto não possui apoio externo, ou seja, foi desenvolvido pela Ouseuse para ajudar com a falta de experiência desses jovens e por estar dentro dos valores e comprometimento da empresa junto à comunidade na qual está inserida”, finaliza Marques.

Para participar do Aprender Jovem Ouseuse é necessário ter entre 18 e 25 anos e fazer uma inscrição prévia pelo site https://moda.ouseuse.com.br/aprender-jovem-2.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ouseuse@ouseuse.com.br.




Mais Regional


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar