GUAXUPÉ SERÁ INCLUÍDA EM ESTUDO DA NOVA VACINA DO BUTANTAN - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 20 de abril de 2024


Publicidades

GUAXUPÉ SERÁ INCLUÍDA EM ESTUDO DA NOVA VACINA DO BUTANTAN

Publicado segunda, 23 de agosto de 2021





Já estão em andamento em Guaxupé, os estudos sobre a pandemia realizado pelo Instituto Butantan.  Nessa segunda-feira, dia 23, o presidente do Instituto, Dimas Cova, recebeu a imprensa para explicar como será este estudo.

Iniciando a coletiva, a Secretária Municipal de Saúde, Daniela Betelli, afirmou que juntamente com a procuradora do município, Lisiane Durante, encaminharam carta ao Butantan disponibilizando a cidade para a participação de qualquer pesquisa sobre a Covid-19.

O prefeito Heber, muito emocionado, falou da importância da vacinação e de se manter as precauções como usar máscara, lavar bem as mãos, usar álcool gel, manter distanciamento.

Fazendo uso da palavra, o presidente do Butantan, Dimas Covas, saudou o médico Marcos Felippe Sá, que intermediou a parceria com a Prefeitura, explicando a solicitação do município tempos atrás e que o Instituto Butantan acompanha muito de perto a evolução da pandemia no Estado de São Paulo e do Brasil, olhando a questão da incidência, da prevalência e das variantes, e agora incluindo Guaxupé.

“Neste final de semana os trabalhos já vão começar com a investigação da incidência de casos na cidade, e uma equipe credenciada visitará residências onde convidarão os moradores a participarem da pesquisa. Num primeiro momento serão coletados exames por swab nasal (cotonete) para teste com resultado imediato. Nos casos que o resultado der positivo serão realizados exames de PCR e genotipagem do vírus. Na semana seguinte, com esses dados, já se saberá qual a incidência do momento e quais as variantes que circulam na cidade. Com essas informações será traçado o primeiro quadro da pandemia em Guaxupé e novos estudos poderão ser feitos.

O acompanhamento epidemiológico com a equipe do Butantan já está acontecendo, onde os dados da cidade estão sendo transmitidos e serão acompanhados diariamente para avaliar a atuação da Secretaria até diante de ações a serem tomadas.

Com a parceria da Prefeitura e o Butantan será importante a participação da população guaxupeana principalmente no programa de estudos clínicos que incluem a testagem da nova vacina Butanvac, que já está sendo testada em Ribeirão Preto. A solicitação para uso em Guaxupé já foi realizada e estão aguardando a confirmação. Essa vacina é muito promissora e vai fazer uma grande diferença lá para o fim do ano e início de 2022”, explicou Dimas.

“Os guaxupeanos que não foram vacinados ou que não tiveram Covid vão participar da fase A. Na fase B incluirá todos os tipos de pessoas, mesmo as vacinadas”, continuou ele.

Sobre as variantes, Dimas afirmou que a predominante no momento é a Gama (P1), que é a mais infecciosa, seguindo da Delta. Somente com estudos e avaliações é que se poderá saber qual vai ser a predominante e como serão as ações a serem tomadas.

Finalizando, a Secretária de Saúde, Danielle Betelli, pede a colaboração da população para que participem do estudo e que muito vai ajudar a cidade.




Mais Cidade


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar