DOR DE CABEÇA PODE SER SINAL DE PROBLEMAS NA VISÃO - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 24 de abril de 2024


Publicidades

DOR DE CABEÇA PODE SER SINAL DE PROBLEMAS NA VISÃO

Publicado terça, 10 de agosto de 2021





Maioria dos casos está relacionada aos erros refrativos, como a miopia

Quem nunca teve dor de cabeça, levante a mão! Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% das pessoas terão, ao menos uma vez na vida, um episódio de dor de cabeça.

De acordo com a oftalmologista Dra. Maria Beatriz Guerios, a dor de cabeça é um sintoma que pode estar presente em diversas doenças.

Entretanto, quando a dor de cabeça é constante e aparece após atividades de leitura, estudos e trabalho, há uma boa chance de estar relacionada a um dos erros refrativos, como a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia e a presbiopia”.

Uma característica da dor de cabeça relacionada à visão é que a crise costuma se manifestar ao longo do dia e após algum tipo de atividade que tenha exigido um esforço visual.

"Nesses casos, é muito comum que, juntamente com a dor de cabeça, a pessoa apresente outros sintomas como visão embaçada, lacrimejamento, vermelhidão e sensação de ardência nos olhos”, explica Dra. Maria Beatriz.

Qual a relação da dor de cabeça com os olhos?

Quando a pessoa tem um erro refrativo não corrigido, ou seja, quando não usa óculos ou lentes de contato, ela precisa fazer um “esforço” para enxergar.

“Isso quer dizer que a pessoa, no caso da miopia e do astigmatismo, costuma apertar as pálpebras e isso causa a contração dos músculos orbiculares (ao redor dos olhos). Na hipermetropia, esse esforço atinge os músculos internos do olho para ajudar a focar os objetos de longe e de perto”, aponta a oftalmologista.

Esse esforço para enxergar, de forma contínua e prolongada, leva à fadiga dos músculos oculares, cujo principal sintoma é a dor de cabeça.

“Contudo, é importante lembrar que mesmo quem usa óculos para corrigir o grau, também pode ter dor de cabeça. Nesses casos, pode ser preciso ir ao oftalmologista para avaliar se houve mudança de grau”, reforça a especialista. 

Vista cansada e dor de cabeça

A vista cansada, cujo nome médico é presbiopia, é uma causa importante de dor de cabeça em quem já passou dos 40 anos. A partir dessa idade, a visão de perto se torna mais difícil. Com isso, é comum forçar a vista para poder ler ou enxergar objetos mais próximos.

Dor de cabeça nas crianças

Os erros refrativos na infância são comuns. Em geral, o diagnóstico ocorre na fase pré-escolar ou na época da alfabetização, quando a criança começa a aprender a ler e escrever. Todavia, a dor de cabeça nem sempre está relacionada a um erro refrativo.

"Algumas crianças que estudam no período matutino, por exemplo, têm o costume de pular o café da manhã. Portanto, a cefaleia pode ser sintoma da hipoglicemia, que é a baixa de glicose no sangue. A dica, para esses casos, é que os pais garantam que a criança se alimente antes de ir para a escola”, ressalta Dra. Maria Beatriz. 

Dicas para prevenir a dor de cabeça relacionada à visão:

- Caso você tenha um erro refrativo, consulte seu oftalmologista anualmente

- Forçar os olhos para conseguir enxergar não é normal. Caso você faça isso, procure um oftalmologista

- Use os recursos dos dispositivos eletrônicos para filtrar a luz azul emitida por esses aparelhos

- Garanta que o ambiente de estudos, leitura e trabalho esteja bem iluminado

- A cada 20 minutos, descanse os olhos por 20 segundos

- No descanso visual, fixe o olhar no ponto do horizonte mais distante possível

- Lembre-se de piscar, isso é fundamental para prevenir o olho seco

Muito problemas oculares podem ser prevenidos com uma rotina de avaliação oftalmológica. Após os 40 anos e para quem já tem um erro refrativo diagnosticado, as consultas devem ser anuais.

"Caso a dor de cabeça persista após a correção do grau, é preciso procurar um especialista, como um neurologista para um diagnóstico diferencial”, encerra Dra. Maria Beatriz. 




Mais Saúde


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar