GUAXUPÉ RECEBE BLITZ DE FISCALIZAÇÃO DO CREA-MG - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 19 de abril de 2024


Publicidades

GUAXUPÉ RECEBE BLITZ DE FISCALIZAÇÃO DO CREA-MG

Publicado quinta, 24 de junho de 2021





Começou no dia 21 e vai até amanhã, dia 25, em Guaxupé, uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Uma equipe composta por três fiscais está percorrendo cerca de 70 obras e empreendimentos, verificando atividades relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências. 

A blitz reforça as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG em Guaxupé. Durante a fiscalização, os agentes do Conselho exigem a comprovação da responsabilidade técnica de profissionais habilitados à frente dos serviços de engenharia, agronomia e geociências, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além das placas de identificação em obras.  

O inspetor-chefe do Crea-MG em Guaxupé, engenheiro civil Marcos Venício Pereira Vilhena, explica que a realização da blitz se dá em função do grande número de obras em andamento no município. “Essa ação vai exigir que as construções, bem como as empresas do setor, tenham profissionais devidamente habilitados atuando como responsáveis técnicos. Dessa forma, o Crea-MG protege a sociedade de pessoas inabilitadas à frente de obras e serviços técnicos”, ressalta.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. "Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente. 

 
Balanço 
Entre 2018 e 2020, o Crea-MG realizou 145 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. O Conselho fiscaliza e verifica o exercício e atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966. 




Mais Cidade


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar