AZEITECH SERÁ REALIZADO NA PRÓXIMA SEMANA - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 18 de abril de 2024


Publicidades

AZEITECH SERÁ REALIZADO NA PRÓXIMA SEMANA

Publicado quinta, 10 de junho de 2021





A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove, entre os dias 15 e 17 de junho, o 1º. Azeitech. O evento gratuito, que neste ano será totalmente online, vai reunir especialistas do Brasil e do exterior para discutir a cadeia produtiva da oliveira, aspectos agronômicos, características sensoriais e escolha de azeites.

“O ambiente online nos possibilita contar com palestrantes que estão em diferentes locais do Brasil e do mundo. Isso agrega muito na diversidade dos conteúdos oferecidos”, afirma o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando Oliveira. “Teremos a participação da pesquisadora Brígida Jiménez Herrera do Instituto de Investigácion y Formación Agraria y Pesquera da Espanha (Ifapa), que é uma grande referência na olivicultura mundial, como palestrante e debatedora no primeiro dia. Também contaremos com especialistas que têm contribuído para o fortalecimento da atividade no Brasil e na América Latina”, adianta.

Brígida ministrará na quarta-feira 15 de junho, às 17h, a palestra “Olivicultura Agroecológica de Montanha”. Na sequência os pesquisadores Pedro Moura, Luiz Fernando Oliveira e o engenheiro agrônomo André Terra apresentarão, as estações virtuais que compõem o 16º. Dia de Campo de Olivicultura. “Após as palestras, nos três dias de programação ao vivo, teremos um debate que permitirá a interação com o público e o atendimento às duvidas que chegarem pelo chat”, conta Pedro Moura, que apresentará o tema “Práticas culturais para a olivicultura na Serra da Mantiqueira” e será o mediador do primeiro dia, que também terá a participação do azeitólogo Marcelo Scofano.

O segundo dia da programação do Azeitech, 16 de junho, será dedicado às Mulheres na Olivicultura. Às 17h, acontece a palestra  “O cenário internacional da Olivicultura” ministrada pela vice-presidente de Comunicação e Tecnologia da Women In Olive Oil (WIOO), a chilena Carola Dümmer, e pela representante da WIOO Brasil, Glenda Hass. Às 18h20, a doutora em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (Ufla),  Carolina Ruiz Zambon, conduzirá uma mesa redonda com a participação da produtora Carla Borriello (Azeites Borriello), da sommelière em azeite de oliva e diretora da revista Azeites & Olivais, Luciane Gomes, e da presidente da Câmara Setorial de Olivicultura de São Paulo e organizadora da Expoazeite, Patrícia Galasini. 

Na sexta-feira (17), a partir 17h, a especialista em análise sensorial de azeite de oliva extravirgem, Ana Cláudia Ellis, professora da Faculdade de Química da Universidad de la República no Uruguai, apresentará o tema “Parâmetros Sensoriais” e participará da conversa sobre “Azeites verdes e maduros” com a sommelière de azeites, Ana Beloto e com o pesquisador Luiz Fernando  Oliveira. Na sequência, o editor do Guia de Azeites do Brasil e jurado do “New York International Olive Oil Competition” Sandro Marques, falará sobre “Fraudes em azeites”.

A programação completa e mais informações podem ser consultadas em www.azeitech.com.br. As inscrições para as atividades do Azeitech já podem ser feitas pelo site. Vale ressaltar que os interessados devem se inscrever para cada um dos dias de evento. Além dos eventos ao vivo, o Azeitech contará com estandes virtuais e vídeos de dicas técnicas e de consumo, que estarão disponíveis para a visitação a partir de 15 de junho, às 8h.

O Azeitech é uma realização da EPAMIG, com o apoio da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assolive), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Emater-MG, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, da Fapemig, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Sebrae.

 




Mais Agropecuária


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar