“SE NÃO PARARMOS AGORA VAI FICAR IMPOSSÍVEL”, ALERTA PREFEITO DR. HEBER EM REUNIÃO SOBRE NOVAS MEDIDAS RESTRITIVAS - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 19 de abril de 2024


Publicidades

“SE NÃO PARARMOS AGORA VAI FICAR IMPOSSÍVEL”, ALERTA PREFEITO DR. HEBER EM REUNIÃO SOBRE NOVAS MEDIDAS RESTRITIVAS

Publicado quinta, 03 de junho de 2021





Solução seria lockdown?

A quatro dias de vencer o último Decreto sobre restrições em algumas atividades comerciais em Guaxupé, ontem, dia 2, lideranças da cidade se reuniram para discutirem novos rumos que deverão ser tomados após o dia 6.

Além do prefeito dr. Heber, estavam os secretários Daniela Bettelli (Saúde), Lisiane Durante (Procuradoria),  Rafael Olinto (Administração), Márcio Nunes (Segurança)e  Renato Gouvêia (Controle Interno).

Também participaram os representantes do Ministério Público, Dr. Ali Mahmoud Fayez Ayoub e Dr. Claudio Marins, o presidente da ACIG, Ivan Ribeiro, o representante da Santa Casa, Francisco Ribeiro, o médico do Posto Sentinela, Dr. Nilo Vieira Costa e as enfermeiras Jurema Peres e Andréia Coelho.

As informações abaixo foram passadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura. Não há uma conclusão final, mas ao que tudo indica, Guaxupé poderá decretar lockdown.

 

COLAPSO DA SAÚDE

O médico Nilo, responsável pelo Posto Sentinela (atendimento Covid), falou sobre a situação da cidade, onde apenas em cinco dias, foram registrados 300 novos casos.“Vivemos dias tristes, críticos mesmo. Não há mais profissionais, não há mais médicos, não há mais enfermeiros ou auxiliares. Vivemos hoje o tão falado colapso do sistema de saúde. Eu não vou desistir de trabalhar, mas não quero mais ver o que estou vendo. Muito em breve começaremos a ver pessoas sem atendimento, as pessoas vão começar a morrer sem atendimento se nada for feito. Estou abrindo aqui o meu coração. A variante até pode ser a responsável pelo aumento de casos já que ela contamina mais rápido e com carga viral mais alta, mas nós temos que buscar a solução”, explicou o médico.

A Secretária Municipal de Saúde expôs as dificuldades enfrentadas pelo Poder Público e pediu a colaboração de todos. Falou da compra da usina de oxigênio, sem a qual a situação seria ainda mais calamitosa, confirmou que não consegue mais contratar profissionais e rogou que a população faça a sua parte. “O vírus não caminha sozinho, ele caminha nas pessoas. A única maneira que sabemos de combatê-lo é a diminuição da circulação das pessoas. As pessoas pensam que o teste é a solução, não é! O teste é apenas um dado epidemiológico numérico, teste não cura Covid! Só o isolamento e a vacina são eficazes, e a vacina não está em nossas mãos, pois dependemos da distribuição pelo Governo Federal, mas o isolamento está”, enfatizou Daniela Bettelli.

Dr. Ali Ayoub reiterou que as medidas adotadas até o momento já não são mais suficientes. “Temos dados técnicos que levamos em consideração. Esta noite eu queria ouvir os empresários, aqui representados pelo presidente da ACIG, para que eles pudessem expor suas ideias para combater a pandemia, uma vez que tudo o que já foi feito até o momento não foi suficiente. A Polícia Militar e a GCM não têm efetivo para todas as festas clandestinas que acontecem, as pessoas são vistas a todo momento sem o uso correto das máscaras e o isolamento não tem sido feito.  Esta reunião tem o objetivo de explicar como está a situação, para a população e os comerciantes e empresários, além de ouvir também o que eles pensam”,enfatizou o Curador da Saúde do Município.

Os dados das fiscalizações foram apresentados pelo Secretário Municipal de Segurança Pública, comprovando a atuação da Guarda Municipal nas ações de controle relacionadas ao decreto vigente desde o último dia 28. Decreto que foi contestado pelo representante da ACIG. “O comércio não é vilão e somos contra o lockdown. Temos que pensar em qualquer outra maneira de conter o avanço da pandemia.  Festas acontecem a todo momento e dentro das lojas não tem aglomeração” expôs Ivan Ribeiro.

O Prefeito Dr. Heber deixou clara sua posição de tentar tudo o que for possível para conter o significativo avanço da doença. “Sou prefeito, mas também sou médico. Tenho mais de 50 anos de experiência, já vi muita coisa. Enquanto não tivermos vacina para todos teremos que tomar as medidas necessárias para cuidar da população. Esse fechamento é necessário, é a única evidência que temos para conter essa disseminação crescente. As pessoas precisam entender que é para o bem delas mesmas. Todo mundo sabe como está o Posto Sentinela e a Santa Casa. Equipes se desdobrando para dar conta de atender a todos, mas se não pararmos agora vai ficar impossível”, finalizou o prefeito.

Pela Procuradora, dra. Lisiane Durante, foi esclarecido que o decreto tem vigência  até o próximo domingo (06) e, antes disso, medidas serão deliberadas pelo  Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus para a partir de segunda-feira, dia 07.




Mais Cidade


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar