POLÍCIA MILITAR DIVULGA DICAS DE SEGURANÇA PARA PRODUTORES RURAIS - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 25 de abril de 2024


Publicidades

POLÍCIA MILITAR DIVULGA DICAS DE SEGURANÇA PARA PRODUTORES RURAIS

Publicado terça, 11 de maio de 2021





O Capitão Salgado, da 79º Cia PM de Guaxupé, em entrevista ao Correio Sudoeste, falou sobre os trabalhos preventivos de segurança que vem sendo realizados na zona rural.

Atualmente a Polícia Militar utiliza um programa chamado Redes de Fazendas Protegidas, onde o agricultor ou morador na zona rural faz um cadastro no Batalhão da PM, com informações específicas. Com os dados cadastrados em um sistema de geoprocessamento, quando ocorre a solicitação da PM, os policiais têm maior facilidade de localizar a propriedade rural que acionou atendimento, assim como um mapa de toda área que a circula.

Esse programa já vem sendo utilizado e conforme dados oficiais, os casos de furtos em propriedades rurais de Guaxupé tem caído anualmente.

Agora na época da ‘panha de café’, o capitão Salgado alerta os proprietários e produtores para redobrar alguns cuidados durante esse período, como evitar armazenar os cafés; evitar deixar visíveis maquinários ou objetos de valor, mantendo tudo guardado em barracões.

Uma cartilha informativa com dicas de segurança foi produzida com diversas outras dicas:

-Não deixar árvores e arbustos grandes dificultando a visão da casa ou barracão;

-Não tenha grande estoque de defensivos agrícolas;

-Ter apenas uma entrada para a casa e se possível instalar sistema de alarme ou câmera de monitoramento;

-Dificultar o acesso à propriedade com instalação de cadeados nas porteiras;

-Evite deixar muito dinheiro na propriedade;

-Não deixe o rebanho ou outros animais próximos a estradas;

-Faça transação comercial por transferência eletrônica;

-Mantenha um cadastro atualizado dos empregados, inclusive com referência de outros fazendeiros;

-Faça pagamento de funcionários por cheque ou transferência bancária;

-Suspeite de pessoas que estejam rondando as fazendas, principalmente à noite;

-Identifique suas sacas de café com marca própria;

“Toda solicitação de atendimento, seja na zona urbana quanto rural, deve ser feita através do 190, mesmo que haja grupos de whatsapp da polícia. Os grupos servem mais para a troca de informações,mas apenas pela chamada por telefone oficial 190 é que a solicitação vai ser transmitida a toda equipe policial.  Para quem quiser fazer qualquer tipo de denúncia utilize o 181. Estamos disponíveis para atender todo morador da cidade e região, inclusive para tirar dúvidas”, enfatizou o capitão.

Começou nessa semana, em todo Estado, a operação Campo Seguro, com visitação em propriedades rurais, informações para os produtores, e outras ações para coibir o crime na zona rural.




Mais Polícia


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar