ALÉM DA COVID-19, SAIBA SOBRE OS OUTROS ÓBITOS OCORRIDOS EM GUAXUPÉ - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 24 de abril de 2024


Publicidades

ALÉM DA COVID-19, SAIBA SOBRE OS OUTROS ÓBITOS OCORRIDOS EM GUAXUPÉ

Publicado segunda, 25 de janeiro de 2021





Por iniciativa dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, desde o início da pandemia da Covid-19 no país vem sendo divulgado permanentemente no site no Portal Transparência dos Cartórios informações e dados estatísticos sobre óbitos causados pelo vírus, dentre outras causas. O acesso do site é livre.

“A atualização do site  possui o prazo legal de 15 dias para envio dos dados de registros de óbito à CRC Nacional, que é a base de dados que alimenta o Portal da Transparência. Por conta disso, pode ser, mesmo, que dados referentes às últimas duas semanas ainda não constem no Portal, mas trata-se do prazo estabelecido por Lei”, explicou a assessoria de comunicação do Portal.

Entre as informações disponíveis estão os dados de óbitos causados por Covid, Causas Respiratórias e Cardíacas.

Apenas cidades com mais de 50 óbitos suspeitos ou confirmados por coronavírus constam no relatório, mas acessando o item ‘causas respiratórias’, consegue-se ter também a informação desses dados inclusive com a data do falecimento.

Pelos dados apresentados no Portal, Guaxupé registrou no ano passado 30 mortes por Covid-19. Como nos boletins divulgados pela secretaria municipal de saúde há uma diferença nesse número de óbitos, até dezembro foram informados 20 óbitos, entramos em contato com a assessoria de comunicação do Cartórios de Registro Civil do Brasil, que explicou: “No Portal, entram todos aqueles que tiveram a Covid-19 indicada na Declaração de Óbito (DO), que é preenchida pelo médico no momento da morte, como suspeita ou confirmada. Daí depende de uma decisão da família, de quem realizou o registro do óbito da vítima. Se o exame ficar pronto e mostrar que não foi Covid a causa, e a pessoa quiser mudar essa informação no registro do óbito, ela pode procurar pelo Cartório e pedir a retificação do registro”, informou a assessora Bruna.  

Já no Cartório de Registro de Guaxupé, a informação que tivemos é de que das famílias onde a causa da morte consta Covid-19, nenhuma se pronunciou até o momento para a alteração dessa informação na Declaração de Óbito.

COVID OU NÃO?

Vale lembrar que como os testes realizados em pacientes não tem resultado com 100% de eficácia, os médicos responsáveis levam em consideração outros tipos de exames, como a tomografia torácica, que analisa a progressão de casos de pneumonia causados por Covid-19.  

Um estudo recente publicado na revista científica Radiologia Brasileira, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), conclui que a estratégia mais eficiente para o diagnóstico da Covid-19 deve combinar a avaliação clínica e epidemiológica usando o teste de RT-PCR (exame do cotonete) e os achados da tomografia computadorizada de tórax. E indica que o exame de sorologia deve ser repetido em pacientes com resultados inicialmente negativos, cuja probabilidade clínica da doença seja alta e as imagens da tomografia também indiquem a Covid-19.

Portanto, o Portal Transparência divulga a causa dos óbitos conforme o relatório médico, não se baseando em exames que como informado acima, não tem sua eficácia comprovada.

MORTES POR COVID

A primeira morte suspeita/ confirmada pelo coronavírus em Guaxupé que consta no Portal Transparência é de 16 de abril de 2020, e três dias depois houve um segundo falecimento pela mesma causa.

O primeiro óbito informado pela Secretaria Municipal de Saúde foi em 18 de junho, e o segundo no dia seguinte, 19 de junho de 2020. Já no Portal, em junho, foram registrados 3 óbitos .

Em julho, o Portal registrou um óbito por suspeita/confirmada por Covid-19, no dia 21. Já a Secretaria de Saúde não divulgou nenhum óbito suspeito ou confirmado.

Em setembro, novamente uma diferença no número divulgado pelo Portal: nesse mês foram registrados 6 óbitos suspeitos/confirmados por Covid, e pela Secretaria de Saúde, 4.

Em novembro, foram registrados 4 óbitos suspeitos /confirmados pelo Portal, e 3 pela Secretaria de Saúde.

E fechando dezembro, o Portal Transparência registrou 3 óbitos suspeitos/confirmados por Covid-19 e pela Secretaria de Saúde, apenas um.

OUTROS ÓBITOS

Em 2019, Guaxupé registrou 437 óbitos:

-144: Demais Óbitos

-108: Pneumonia

- 72: Septicemia

- 36: Causa Cardiovascular Inespecífica

- 28: Infarto

- 26: Avc

- 16: Insuficiência Respiratória

-  7: Causa Indeterminada

-  0: Srag (Síndrome Respiratória Aguda)

Em 2020, a cidade registrou 462 óbitos:

-160: Demais Óbitos

-  67: Pneumonia

- 49: Septicemia

- 45: Causa Cardiovascular Inespecífica

- 42: Infarto

- 40: Avc

- 30: Covid

- 26: Insuficiência Respiratória

-   2: Srag (Síndrome Respiratória Aguda)

-   1: Causa Indeterminada

Já em 2021, até a data de 20 de janeiro, foram lançados no Portal Transparência  21 óbitos ocorridos em Guaxupé, com as seguintes causas:

-04: Covid

-03: Septicemia

-02: AVC

-01: Infarto

-01: Pneumonia

-01: Indeterminado

-01: Causa cardiovascular inespecífica




Mais Cidade


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar