COLETA SELETIVA EM GUAXUPÉ DEVERÁ RETIRAR 10 TONELADAS DE RECICLÁVEIS POR DIA - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 16 de abril de 2024


Publicidades

COLETA SELETIVA EM GUAXUPÉ DEVERÁ RETIRAR 10 TONELADAS DE RECICLÁVEIS POR DIA

Publicado segunda, 04 de janeiro de 2021





A Prefeitura de Guaxupé inaugurou no dia 21 de dezembro a Usina de Triagem e Reciclagem, em parceria com a ONG Recicleiros, que deverá receber materiais recicláveis coletados na cidade. Com a coleta seletiva, a cidade também poderá receber o ICMS Ecológico que beneficia municípios com repasses financeiros para investimento na área de preservação ambiental.

Estima-se que Guaxupé recolha por dia 30 toneladas de lixo, sendo que 30% desse material pode ser reutilizado. O restante, considerado rejeito, vai para um aterro.

A nova usina conta inicialmente com 22 pessoas que trabalharão em cooperativismo. Todas passaram por processo seletivo, treinamento e também foi levado em consideração o histórico destas pessoas na coleta de material reciclado em Guaxupé. Quando a usina estiver em pleno funcionamento, a cooperativa de catadores de materiais recicláveis poderá chegar até 50 membros.

A população guaxupeana vai receber orientação sobre quais materiais são considerados recicláveis ou não, e os dias que haverá o recolhimento pelo caminhão.

“Muitas pessoas duvidaram que hoje estivéssemos aqui com nossa cooperativa e podendo trabalhar. Todos nós estávamos na reciclagem de maneira informal. Agora temos a cooperativa e trabalharemos com muita felicidade, porque tudo isso aqui é para nós. Temos uma estrutura adequada e daqui tiraremos nosso sustento e de nossas famílias”, disse Maria Izabel Moreira, presidente da cooperativa.

Para o Promotor de Justiça que acompanhou o evento de entrega da nova usina, Guaxupé dá um importante passo na preservação do Meio Ambiente: “Hoje a história de Guaxupé ganha um novo capítulo. Passamos a contar com o trabalho importantíssimo da cooperativa de catadores e também da coleta seletiva somada a essa usina. Tenho absoluta certeza que isso contribuirá muito para a preservação do Meio Ambiente e digo mais, teremos aqui um trabalho social importante. Essas pessoas terão condições dignas de trabalho. Isso é desenvolvimento!”, falou Dr. Claudio Marins, curador do Meio Ambiente em Guaxupé.




Mais Cidade


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar