DR HEBER É ELEITO COM QUASE 48% VOTOS VÁLIDOS: ABSTENÇÃO TOTALIZOU 9.495 VOTOS - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 18 de abril de 2024


Publicidades

DR HEBER É ELEITO COM QUASE 48% VOTOS VÁLIDOS: ABSTENÇÃO TOTALIZOU 9.495 VOTOS

Publicado segunda, 16 de novembro de 2020





O ano de 2020 está sendo atípico e afetando de forma imensurável a vida de toda a população mundial.

O início do ano foi marcado pela pandemia e muitas incertezas em relação à saúde, economia  e tantos outros setores. Em meio a tudo isso, a dúvida da realização das eleições municipais no Brasil, em um momento onde o país prega o ‘isolamento social”.

Depois de muita discussão, data definida, corrida contra ao tempo...45 dias para a realização das campanhas que foram restringidas nos comícios, aglomerações de todo tipo, e uso obrigatório de máscara e álcool gel.

Na corrida pelo cargo majoritário em Guaxupé, em último tempo, Tadeu da Saúde renunciou à candidatura pelo PSB depois de um impasse com o diretório estadual e para não prejudicar os candidatos a vereadores pelo partido.

Nas eleições anteriores, a vaga para prefeito era disputada ao menos pelos três partidos mais tradicionais da cidade e dessa vez concorreram cinco partidos, como podem ler abaixo.

No início de novembro, no dia 2, o candidato Dr. Heber Quintella sofre um AVC e permanece por onze dias hospitalizado, sem poder acompanhar o vice Rodrigo Borges na campanha.

Pesquisa daqui, pesquisa dali, números duvidosos, impugnação de lá e de cá! Nada que já não tenha acontecido nas eleições de anos atrás.

Finalmente, ontem, dia 15, os eleitores foram às urnas e por 12.663 (47,79%) dos votos válidos elegeram os candidatos Dr. Heber e Rodrigo Borges para assumirem em 2021 a Prefeitura de Guaxupé.

Os outros concorrentes ao cargo tiveram o seguinte resultado:

2º -Toninho Zeitune (MDB):                 7.609 votos (28,7%)

3º- Jorginho (SOLIDARIEDADE)         4.511 votos (17,03%)

4º- Dr Éverton (PT)                              1.037 votos (  3,91%)

5º- Dra. Salma (PDT)                             676 votos (   2,55%)

ABSTENÇÃO, VÁLIDOS E NULOS

O receio da contaminação do coronavírus pode ter sido o motivo do aumento da abstenção de votos, apesar de que essa ‘falta’ da presença do eleitor nos pleitos tem sido sentida a cada eleição dos últimos anos.

Em 2020, deixaram de votar 9.495 eleitores, cerca de 24,82%, além de 2.257 eleitores que votaram nulo ou branco.

Em 2016, na reeleição do prefeito Jarbinhas, o número de abstenção foi de 7.493, mas o número de brancos e nulos foi de 3.273.

VEREADORES

Dos 251 candidatos às treze vagas da Câmara Municipal, sete vão continuar com o mandato: João Fernando, Danilo, Tomate, Maria José, Ari, Leo Moraes, Zettinho.

Os novos vereadores a ocuparem as cadeiras do legislativo são: Paulo Rogério, Marcelo da Vigilância, Ademir do Açougue, Marquinho Calçados, Didinho Smargiassi e Gustavo Vinícius.

 




Mais Política


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar