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HOMENS BUSCAM ESPAÇO NO MUNDO DAS LINGERIES

Publicado sexta, 18 de setembro de 2020





Nesse universo comandado por mulheres, público masculino encontra oportunidades de crescimento e construção de uma vida

Quem pensa que o ramo da moda íntima é um setor no qual apenas as mulheres atuam está completamente enganado. É bem verdade que elas dominam a área. A exemplo disso, o polo da moda íntima de Juruaia (MG), considerada a capital da lingerie, tem 95% de suas confecções lideradas pelo sexo feminino.

Ao todo, são mais de 200 empresas instaladas na cidade, onde vendem mais de 1,5 milhão de peças por mês. Anualmente, são produzidas aproximadamente 20 milhões de peças. Um verdadeiro complexo, no qual as mulheres mostram do que são capazes.

No entanto, nesse cenário majoritariamente feminino, os homens se renderam à moda íntima e deixaram de lado carreiras e áreas de atuação para ingressarem nesse mercado.

O ex-boia fria e agora administrador de uma empresa de lingerie da cidade, João Carlos de Iório, é um exemplo dessa migração. Ele nasceu em uma fazenda e com 11 anos mudou-se para o centro de Juruaia. Aos 22 anos, casou-se e, passado um tempo, ingressou em um supermercado da região. Junto com sua esposa Lúcia Iório conseguiram um empréstimo e deram início a uma confecção de moda íntima. João Carlos trabalhava nas duas atividades. Continuou no supermercado e nas horas vagas fazia a entrega das peças produzidas. Ficava a cargo dele limpar, embalar e sair para vender as lingeries durante o dia para sacoleiras.

 “No começo foi estranho vender lingerie. No entanto, percebi que era preciso discernir o uso do produto. Focava na qualidade e trabalhava com indicação. Senão ficava difícil a pessoa me receber em casa”, lembra João Carlos. O empreendedor atua no ramo desde 2004 e ressalta que as lingeries são o sustento de toda sua vida. “Foi o que me tirou da roça e me deu a oportunidade de aprender a administrar”.

Já Gustavo Piza, também administrador em uma confecção de Juruaia, tinha a intenção de cursar Direito e seguir carreira militar, mas acabou cursando Administração e começou a assumir cargos de mais responsabilidade na empresa familiar. “Peguei gosto e me dediquei à moda. É um mundo muito vasto e estou realizado” conta.

Val Allans seguiu por outro caminho no ramo da moda íntima. Antes de trabalhar no polo, chegou a atuar como assistente de padeiro, atendente de sorveteria e até em uma funerária. Com 15 anos começou a trabalhar em uma confecção de lingerie e aprendeu a costurar em todas as máquinas e a cortar, além de ter acesso a fundamentos de vendas e marketing, modelagem e desenvolvimento de produto. Gostou tanto da área que foi buscar uma formação e cursou uma pós-graduação em Moda e Negócios. Depois de um tempo, criou a marca própria.

Com a experiência reunida começou a fazer trabalhos para outras empresas, que buscavam nele, principalmente, conhecimento em produção de moda, desenvolvimento de coleção e vitrinismo. E mais uma vez, a lingerie abriu as portas para Val Allans, que iniciou mais uma empresa. “Vi na lingerie e em Juruaia a oportunidade de crescer profissionalmente. Esse mercado me trouxe a realização pessoal e a concretização de sonhos”, explica.

O polo da moda íntima de Juruaia gera cerca de  5 mil empregos, tanto para homens quanto para mulheres. Para ofertar cada mais oportunidades, a cidade realiza todos os anos diversos eventos, como o 16º Festlingerie Juruaia, um dos principais encontros do setor da moda íntima, praia, fitness e pijamas do país, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju) e pelo Sebrae Minas.

O evento, que terá pela primeira vez sua edição 100% on-line, acontecerá entre os dias 21 e 26 de setembro e será transmitido pelo www.festlingeriejuruaia.com.br. A participação é gratuita.

Durante o festival, 50 marcas vão lançar suas coleções primavera e verão 2021, com peças personalizadas e tecidos com alta tecnologia, que permitem mais conforto e leveza, sem deixar de lado o brilho e a beleza, além de outras surpresas. De acordo com o gerente da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól, é uma oportunidade única para revendedores e lojistas de todo o Brasil adquirirem as peças que vão contribuir para ditar a moda pelo país e internacionalmente.

Para o presidente da Aciju, José Antonio da Silva, o Festlingerie reserva excelentes expectativas. “O evento representa a abertura das vendas de Natal. Esperamos que o volume de negócios nesta época do ano seja ainda mais generoso”, afirma.




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