CORRUPÇÃO NO DNA... SERÁ? - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 20 de abril de 2024


Publicidades

CORRUPÇÃO NO DNA... SERÁ?

Publicado sexta, 04 de setembro de 2020





 

Jacob Pinheiro Goldberg, um eminente psicólogo brasileiro, não acredita que a corrupção faça parte do DNA de todo brasileiro, apesar do Brasil ter sido, na sua história de origem, uma colônia de exploração. Sabemos que toda generalização frequentemente é perigosa.
Dr. Jacob já percorreu o mundo. Não somente para conhecer, mas também para levar suas ideias, suas teses, seus livros.
Palestrou, ouviu, conheceu. E ele afirma categoricamente que não há no mundo um povo tão alegre, que sorri, que acolhe, que olha nos olhos, que é tão solidário quanto o povo brasileiro. Um povo que não tem preguiça, que acorda cedo, que trabalha, que paga suas contas.
Estando certa vez em Londres, perdido, teve certa dificuldade em encontrar o lugar onde precisaria estar. Foi quando ele compara com o Brasil: "No Brasil, se você está perdido e pede ajuda, a pessoa é capaz de te acompanhar e te levar até o local. Difícil no mundo alguém fazer isso."
Dr. Jacob é também advogado e assistente social, formação ampla que o permitiu elaborar o seguinte pensamento contundente e retumbante:

"Corrupção... Ah, mas isto é Brasil. Não, isto não é Brasil. Isto é uma oligarquia, uma camada de poder sádica, irresponsável, que sempre viveu na base do sofrimento da maioria, levando suas vantagens...” ( J. P. Goldberg ).

Note que o pensamento do Dr. Jacob é de quem ama o Brasil. E ama cuidar da alma humana, tanto que ele, nos seus quase 90 anos de idade, segue clinicando, escrevendo, cedendo entrevistas, prossegue com a Psicologia. Isso é ser brasileiro, isso é continuar nutrindo esperança de plenitude... Isso é continuar lutando pelo país e por uma humanidade mais lúcida, coerente com a sua essência sagrada mais profunda, capaz sim de irradiar a luz divina.
E por falar da presença do Divino em nós, encerro com mais três pensamentos convergentes:

“Quem tem nojo de política é governado por quem não tem.” (Frei Betto).


“A política é uma das formas mais elevadas da caridade, porque serve ao bem comum.” (Doutrina Social da Igreja Católica).


“Um bom católico deve empenhar-se na política, oferecendo o melhor de si, para que o governante possa governar. Mas, qual é a melhor coisa que podemos oferecer aos governantes? A oração! Isso é o que diz Paulo: ‘A oração por todos os homens e pelo rei e por todos os que estão no poder’. ‘Mas, Padre, aquela é uma má pessoa, tem que ir para o inferno... ’. Reza por ele, reza por ela, para que possa governar bem, para que ame o seu povo, para que sirva ao seu povo, para que seja humilde. (...) Um cristão que não reza pelos seus governantes não é um bom cristão!" (Papa Francisco).


COLUNISTA
Rodrigo Fernando Ribeiro
Psicólogo - CRP-04/26033
(Contato: 35 9 8875-5030)


Mais Artigos


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar