QUATRO SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA USAR APARELHO ORTODÔNTICO - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 19 de abril de 2024


Publicidades

QUATRO SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA USAR APARELHO ORTODÔNTICO

Publicado quarta, 02 de setembro de 2020





Não existe uma idade certa para usar aparelho ortodôntico, é uma escolha que varia de acordo com a necessidade da pessoa. No entanto, existem casos em que problemas de mordida começam cedo e afetam processos do organismo, que podem prejudicar a saúde bucal e a autoestima do indivíduo. Nestas circunstâncias, o uso do aparelho é a solução, não só para o lado estético, mas para que dificuldades de mastigação, respiração e fala sejam corrigidas.

“Quanto mais cedo identificar os problemas de dentição, mais fácil e eficiente é o tratamento. O uso do aparelho vai depender de vários fatores, mas alguns como, a resposta do organismo, a colaboração do paciente e o tipo de aparelho podem influenciar no tempo do tratamento. Atualmente, existem dois tipos de aparelhos, os fixos e removíveis, indicados tanto para tratamentos prolongados ou correções mais simples, sendo os removíveis muito utilizados em correções ortopédicas”, comenta a cirurgiã dentista e consultora técnica da GOU Odonto, Edrielle Santana.

Abaixo, Edrielle comenta alguns sinais para ficar atento e identificar qual o momento de procurar seu ortodontista:

 

1.Problemas com a mordida: ocorre quando há má oclusão na arcada dentária superior com a inferior, ou seja, quando as arcadas não estão encaixadas. Isso pode dificultar a mastigação, o processo digestivo e a fala. Edrielle afirma que o aparelho ortodôntico pode ser a melhor solução para o caso, mas é preciso passar por uma avaliação com o dentista, pois existem vários tipos de mordidas “erradas” que precisam de outros tratamentos além do aparelho.

 

2. Dentes separados: um dos sinais mais comuns, a presença de dentes afastados, por si só, já pode ser um indicativo da necessidade de usar aparelho. Também conhecido como diastema é caracterizado pela presença de um vão, que pode com o tempo comprometer o processo mastigatório e agravar problemas de mordida. 

 

3. Dores na mandíbula: Existem muitas causas e refletem também em dores de cabeça e ouvido. Pode estar relacionada com distúrbios da articulação termporomandibular (ATM), bruxismo e com dentes desalinhados. Se estiver relacionada a um distúrbio ortodôntico severo, pode ser necessária a prescrição de cirurgia ortognática, no entanto, em muitos casos apenas o uso do aparelho ortodôntico já pode ser a solução do problema.

 

4. Mau hálito e problemas de sono: ambos podem ser indícios da necessidade de usar aparelho. No caso do mau hálito, se mesmo após a escovação e o uso do fio dental o problema persistir, isso pode indicar a presença de bactérias acumuladas entre os dentes tortos - que dificultam a higienização e precisam de correção. Já no sono, sinais como, o costume de babar demais, respirar de forma ofegante, roncar e ranger os dentes são sintomas que podem trazer vários prejuízos. O uso do aparelho ortodôntico e uma placa protetora para dormir são alguns dos tratamentos indicados pelo profissional.




Mais Saúde


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar