JANELAS FECHADAS ME ABRIRAM PORTAS - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 18 de abril de 2024


Publicidades

JANELAS FECHADAS ME ABRIRAM PORTAS

Publicado quinta, 20 de agosto de 2020





"Janelas fechadas me abriram portas."
Essa é uma das frases de impacto do espetacular cientista professor, escritor, farmacêutico e médico brasileiro, o baiano Dr. Elsimar Coutinho.
Diante da beleza e do sol da Bahia, se Elsimar mantivesse as janelas abertas, apenas contemplaria a beleza da natureza.
Foi preciso fechar as janelas para se concentrar nos estudos. Sua intensa e diária dedicação lhe abriram portas em todo o mundo. Segundo ele, milhares de mulheres se beneficiaram com as suas descobertas ao longo dos anos.
Elsimar ficou conhecido no Brasil e no mundo especialmente pela publicação de seu livro: "Menstruação - a sangria inútil." Para ele, mais de 90% das doenças existentes nas mulheres ocorrem em função da menstruação. Por isso, afirmou que se tratava de uma sangria inútil, um fenômeno contrário à natureza, pois na natureza a fêmea está grávida ou amamentando, ou seja, não está sangrando. Se sangrar, é facilmente e rapidamente devorada por um predador. Nessa medida, a menstruação na mulher é consequência da civilização. E cada menstruação, para ele, significa um aborto, pois é a eliminação de um óvulo não fecundado. Enquanto farmacêutico, o próprio Elsimar desenvolveu medicamentos anticoncepcionais. Seus trabalhos, suas teses, ganharam notoriedade em Oxford, e chegou a ser capa da revista Time nos Estados Unidos, entre tantos outros veículos de comunicação especializados em ciências médicas. Elsimar publicou mais de 400 artigos científicos.
Assíduo defensor do planejamento familiar, conseguiu reduzir o número de gravidez indesejada, aborto e violência em Salvador, cidade onde residia e atuava predominantemente.
Faleceu aos 90 anos de idade, no dia 17 deste mês de agosto de 2020, vítima da covid-19.
Evidentemente enquanto cientista, suas teses podem ser contestadas, reformuladas, revistas, requalificadas, aperfeiçoadas. Polêmicas sempre existirão. Elsimar foi vaiado e aplaudido, repreendido e acolhido. Com todo ser humano é assim, com todo profissional de qualquer área é assim.
No entanto, o que não pode passar indiferente é a relevância de um brasileiro, um baiano, um cientista que conquistou o mundo com suas ideias, mostrando especialmente aos jovens estudantes, cheios de vontade de estudar, cheios de boas ideias e muita criatividade, que neste país não existe só futebol e carnaval, só samba e novela. Temos também ciência e cientistas de alta qualidade.


COLUNISTA
Rodrigo Fernando Ribeiro
Psicólogo - CRP-04/26033
(Contato: 35 9 8875-5030)


Mais Artigos


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar