Cemig realiza mais de 300 mil inspeções em unidades suspeitas de irregularidades em 2019 - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 24 de abril de 2024


Publicidades

Cemig realiza mais de 300 mil inspeções em unidades suspeitas de irregularidades em 2019

Publicado terça, 21 de janeiro de 2020





Se não houvesse ligações irregulares e clandestinas na área de concessão da Cemig, a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% mais barata

O número de inspeções para identificação e remoção de ligações irregulares e clandestinas cresceu mais de 65% em Minas Gerais em 2019, conforme dados da Cemig.  Em 2018, foram realizadas 185 mil inspeções pela companhia, e no ano passado, a empresa alcançou um recorde histórico de fiscalizações: 306 mil.  

 

O aumento das inspeções tem o objetivo de reduzir o desvio de 4,2% da energia fornecida pela empresa em sua área de concessão, o que compromete a qualidade e causa um prejuízo de R$ 450 milhões por ano.

Somente em Montes Claros, a Cemig visitou 22.470 mil unidades, encontrando 5.653 mil irregularidades. O objetivo das inspeções é reduzir o número de fraudes na rede de distribuição, uma vez que as perdas decorrentes das ligações irregulares refletem não somente na economia da empresa, mas também da população, já que a energia furtada é considerada na composição da tarifa de energia elétrica.

Além das inspeções de rotina, a Cemig realiza periodicamente mutirões para regularizar as unidades que possuem algum tipo de fraude, inclusive acompanhada da Polícia. Além disso, o gerente de Medição e Perdas da Cemig, Luiz Renato Fraga Rios, destaca o Centro Integrado de Medição (CIM), responsável por acompanhar o consumo em tempo real dos clientes da companhia.

“Acompanhamos o consumo de mais de 8,5 milhões de unidades consumidoras e, além de fazer a rotina diária de inspeções por meio dessas avaliações de consumo, realizamos mutirões em todo o estado. 2019 foi um ano histórico, com o maior número de irregularidades encontradas e, ao corrigi-las, conseguimos preservar os interesses da sociedade que paga suas contas de forma correta e a receita da companhia.”, destaca. 

A população também pode auxiliar a companhia no combate ao furto de energia, denunciando irregularidades. Essas denúncias são feitas de forma anônima pelo telefone 116 e demais canais de comunicação da Cemig.

Em 2020, companhia planeja quase 800 mil fiscalizações em Minas Gerais

Se em 2019, a Cemig realizou 306 mil inspeções, em 2020 a companhia pretende fazer cerca de 800 mil fiscalizações em medidores em todo o estado. Recentemente, a companhia contratou 556 técnicos para se dedicarem a esse trabalho, além de outros técnicos para modernizarem o parque de medição. 

 

“A Cemig tem intensificado a quantidade de inspeções e em 2020, faremos um número recorde de aproximadamente 800 mil inspeções, instalando medidores eletrônicos com alarmes anti-perdas em várias unidades. Tais medidores possibilitam a indicação em tempo real da intervenção. Vamos mudar o patamar tecnológico da empresa.”, destaca Luiz Renato Fraga Rios.

Ainda segundo o gerente, a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% mais barata se não houvesse ligações irregulares e clandestinas na área de concessão da Cemig. Por prejudicar a sociedade e pelo fato do furto de energia ser um crime tipificado no Artigo 155 do Código Penal,  a Companhia investe em operações periódicas, inclusive com a presença da Polícia, buscando criminalizar os responsáveis.

“O prejuízo é compartilhado entre a Cemig e a comunidade. É como se fosse um condomínio com dez moradores. Se um não pagar corretamente, a taxa vai ficar mais alta para os nove que pagam corretamente. Daí a importância do nosso trabalho para a sociedade.”, compara o gerente Rios.

Cemig conta com Laboratório de análise de medidores com suspeita de irregularidade

Ao identificar uma suspeita de irregularidade na medição de energia, o eletricista da Cemig retira o medidor da unidade consumidora e lacra o aparelho em envelope plástico específico. Logo depois, ele instala um novo equipamento e envia o antigo aparelho para o laboratório da companhia, que é certificado pelo Inmetro. Lá, é feita uma análise detalhada para identificar possíveis intervenções no medidor. Segundo Marcelo Moreira, engenheiro de Medição e Perdas da Cemig, o cliente pode acompanhar todo o processo de avaliação. Por dia, a empresa recebe cerca de 450 equipamentos com suspeitas de fraude para análise.

Caso seja confirmada a irregularidade pela Cemig, o titular da unidade consumidora pode responder criminalmente, já que a intervenção é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e estipula multa e pena de até oito anos de reclusão, além da obrigação de pagamento de um custo administrativo de até R$ 3.980 e ressarcimento de até 36 meses da energia faturada a menor, de forma retroativa.

“Além da sobrecarga na rede elétrica, as ligações irregulares podem causar graves acidentes e danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia. Vale lembrar, ainda, que várias ocorrências de rompimento de fios e queima de transformadores são registradas devido a essa prática criminosa”, afirma Marcelo Moreira. 




Mais Geral


Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar