Piscinas desmontáveis requerem cuidados redobrados com a higiene da água - Correio Sudoeste - De fato, o melhor Jornal | Guaxupé Mg

Guaxupé, 03 de agosto de 2020


Publicidades

Piscinas desmontáveis requerem cuidados redobrados com a higiene da água

Publicado terça, 07 de janeiro de 2020





Tratamento periódico e com os produtos corretos mantém a água saudável, evitando a transmissão de doenças e o desperdício

Piscinas desmontáveis, popularmente conhecidas como “piscinas de plástico”, são uma alternativa de lazer para muitas famílias durante o verão. No entanto, a diversão pode ser comprometida pelos altos riscos de contaminação da água quando ela não recebe o tratamento adequado, na periodicidade certa e com os produtos corretos.

Segundo Fábio Forlenza, especialista da hth, líder mundial em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de cloro e outros produtos para tratamento de piscinas, após dois dias de uso e sem receber nenhum tratamento, a água pode ser considerada imprópria para banho. “A água não tratada corretamente pode facilmente ser contaminada por algas, vírus, fungos e bactérias, transmitindo uma série de doenças aos banhistas. A mais comum é a micose, mas outras também podem ocorrer, como diarreia, otite, conjuntivite e olho de peixe, explica.

Ainda segundo o especialista, também conhecido como Professor Piscina, os riscos de contaminação são maiores em piscinas desmontáveis por conta do volume de água utilizado. “Quanto menos água e mais banhistas, maior a quantidade de agentes contaminantes em contato com a água. Daí a necessidade de cuidados redobrados quando se trata de piscinas de plástico”, completa.

Além de evitar a contaminação, o tratamento correto combate ao desperdício, já que toda a água contaminada por agentes naturais pode ser recuperada e não há a necessidade de trocá-la. “Substituir 4, 5, 10 mil litros de água a cada dois dias é algo impensável nos dias de hoje. As pessoas precisam ter conhecimento das alternativas para que tamanho desperdício não ocorra”, alerta.

 

Passo a passo para o tratamento da água

O primeiro passo é avaliar e ajustar a alcalinidade e o pH. “É possível fazer essa avaliação de forma rápida e prática com uma fita teste. O pH deve estar entre 7,0 e 7,4 e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm”, detalha Forlenza. Para ajustar ambos, é necessário aplicar produtos para esse fim, como os redutores e elevadores de alcalinidade ou do pH. “Isso deve ser feito sempre antes de purificar a água, pois garante a eficiência do tratamento, além de uma piscina agradável para os olhos e a pele”, explica.

Após a verificação e ajuste, é o momento de aplicar o cloro granulado (hipoclorito de cálcio). “A aplicação de cloro deve ser feita de duas a três vezes por semana. Recomendo de 4 a 6 gramas para cada mil litros”, explica o especialista. “Para facilitar a aplicação do cloro em piscinas de mil a 8 mil litros, recomendo usar como medidor da dosagem de cloro uma tampa de garrafa PET, aplicar uma tampinha com cloro para cada mil litros de água”, completa.

Após a decantação da sujeira (pó no fundo da piscina), é recomendado passar o aspirador próprio para remoção e limpeza. O aspirador e o filtro podem ser adquiridos em lojas que revendem produtos químicos, como lojas especializadas em piscinas, redes de petshops e home centers.

Por último, é necessário aplicar um clarificante para garantir à água uma aparência cristalina. Dependendo do grau de contaminação, a piscina estará pronta para uso no dia seguinte. Caso a manutenção seja feita periodicamente, que é o ideal, ela já poderá ser usada na sequência.

Mais sobre a hth® (www.hth.com.br):Com seus centros de alta tecnologia, é referência mundial em soluções de limpeza, desinfecção e saudabilidade da água de piscinas.

Com mais de 90 anos de experiência, entrega ao mercado cerca de 30 produtos diferentes divididos em três categorias de tratamento: AVALIAR os parâmetros da água e ajustá-los, PURIFICAR a água eliminando bactérias, fungos e contaminantes orgânicos e PROTEGER a beleza e cristalinidade da piscina. Conta também com a linha SOLUÇÕES, ideal para situações de emergência. Trata-se da marca mais vendida e completa do segmento, de elevado padrão de qualidade.

 

Mais informações em www.hth.com.br.




Mais Saúde


 Publicidades

Correio Sudoeste - Todos os Direitos Reservados - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem autorização prévia

Desenvolvido por Paulo Cesar