Guaxupé, domingo, 16 de dezembro de 2018
Você está em: Notícias / Religião / Capela de São Miguel completa 90 anos e comemorações serão dia 29
sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Capela de São Miguel completa 90 anos e comemorações serão dia 29

A capela foi construída por João Stamponi, em 1924; agora foi restaurada.
A capela foi construída por João Stamponi, em 1924; agora foi restaurada.
Wilson Ferraz

No próximo dia 29 a Capela de São Miguel, localizada pouco além do final da Rua Maria Antonieta Ricciardi, no bairro Bebedouro, estará completando 90 anos de existência e uma série de celebrações estão sendo programadas. As celebrações terão início a partir das 17 h, com uma missa em ação de graças.
Os eventos estão sendo coordenados por uma comissão presidida por Ademir Stamponi; neto do casal que teve a iniciativa de construir o templo.
A comissão está convidando a população e os devotos de São Miguel para as comemorações.
 
Os 90 anos
Construída no ano de 1924, sob as expensas do casal João Stamponi e Thereza Marquezani Stamponi, recebeu provisão de funcionamento do então bispo diocesano, Dom Ranulpho da Silva Farias, em 23 de setembro daquele ano, sendo benta seis dias após, ou seja, no dia dedicado a seu padroeiro, 29 de setembro.
Até o ano de 1952 aquele templo funcionou como capela particular provisionada.
Em 16 de julho de 1952, através de escritura pública lavrada no Cartório do 2º Ofício da Comarca local, livro de notas nº 39, às fls. 30 v. a 32 a mesma foi transferida para Paróquia de Nossa Senhora das Dores.
Com a criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em 1975, a mesma passou a integrar os templos da nova paróquia, permanecendo nestas condições até nossos dias.
A imagem de São Miguel Arcanjo, entronizada naquele templo, foi importada da Itália por João Stamponi. Atualmente constitui um dos bens tombados pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural do município, conforme consta do decreto municipal nº 1.521, de 04-09-2012.
Para as comemorações dos 90 anos os descendentes de João Stamponi promoveram uma verdadeira restauração da capela. 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados