Guaxupé, quarta-feira, 23 de maio de 2018
Você está em: Notícias / Regional / Crítico literário Davi Arrigucci será patrono do Flipoços 2018
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Crítico literário Davi Arrigucci será patrono do Flipoços 2018

“Festival anuncia participação do escritor, um dos mais importantes intelectuais do Brasil”
Está confirmada a participação do escritor e crítico literário brasileiro, Davi Arrigucci Junior como patrono da 13ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, que neste ano ocorre entre os dias 28 de abril e 06 de maio no Espaço Cultural da Urca e tem como tema “A literatura & os outros saberes”.

Natural da cidade vizinha ao festival, São João da Boa Vista (SP), Arrigucci foi aluno do crítico literário Antonio Candido - que faleceu no último ano e também já esteve no festival.

Arrigucci é professor aposentado de teoria da literatura da Universidade de São Paulo (USP) e autor dos livros O escorpião encalacrado (sobre Julio Cortázar), Humildade, paixão e morte: a poesia de Manuel Bandeira, O cacto e as ruínas (sobre Manuel Bandeira, Murilo Mendes e o modernismo brasileiro) e Coração partido (sobre Carlos Drummond de Andrade). Recebeu o Prêmio Jabuti pelo melhor livro de ensaios de 1979 (Achados e Perdidos) e o Prêmio APCA de 1987(Enigma e Comentário).
Trabalha atualmente na realização de uma trilogia de ensaios sobre as relações entre narrativa e experiência histórica na obra de três narradores: João Guimarães Rosa, John Ford e Jorge Luis Borges, sob o título geral de “Sertão Oeste Pampa”. Memórias e reflexões sobre este novo projeto intelectual vão ser matéria da palestra inédita que o professor Davi Arrigucci Jr. realizará no Flipoços no próximo dia 29 de abril, às 19h30, no Teatro da Urca em Poços de Caldas.

Sobre o patrono
A escolha do patrono, segundo a curadora do evento, Gisele Corrêa Ferreira, se deu pela importância do escritor para a literatura brasileira e também pela proximidade geográfica com o festival. “O Davi Arrigucci Jr. é de São João da Boa Vista, cidade vizinha de Poços de Caldas e ele possui um trabalho importantíssimo enquanto escritor, professor e crítico literário, especialmente em relação ao Antonio Candido, que nos é muito querido e que completa 100 anos de nascimento esse ano”, disse.

Além da vasta biografia, que começa com o nascimento em 1943, Davi Arrigucci Jr. se apaixonou por literatura ainda na infância, no sobrado em que vivia na cidade vizinha a Poços de Caldas. Entre as estantes da mãe, dentro de casa, e as do consultório do pai, que era médico pediatra, a primeira biblioteca que o encantou foi a pertencente ao amigo da família e também médico, Joaquim José de Oliveira. O vasto acervo de literatura brasileira e francesa, além de obras raras, como uma edição de Os Lusíadas do século XVI chamou a atenção do jovem, que desde então, não se afastou mais dos livros.

Aos 20 anos, tornou-se professor universitário, enquanto ainda cursava letras na Faculdade de Filosofia da Rua Mariana Antônia, em São Paulo. Desde então, dedicou-se por 33 anos ao ofício na Universidade de São Paulo, a USP.

Foi também na universidade que se dedicou por anos a pesquisar a obra do autor argentino Júlio Cortázar até concluir uma tese de doutorado sobre o escritor, sob orientação do também crítico literário Antonio Candido.

Para além dos trabalhos acadêmicos, Davi Arrigucci Jr. dedicou-se à crítica literária e escreveu sobre autores como Murilo Rubião, Sebastião Uchoa Leite, Rubem Braga, Orides Fontela, Antonio Callado, Roberto Piva, Pedro Nava, Ferreira Gullar, entre outros nomes de nossa literatura, incluindo os contemporâneos Milton Hatoum e Ronaldo Correia de Brito.
 
O Flipoços
O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontece de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. Mais informações acesse site www.flipocos.com

Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, Mineração Curimbaba, Climepe, Fibrax, Supervale Supermercados, CBA e Prefeitura de Poços de Caldas.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados