Guaxupé, terça-feira, 11 de dezembro de 2018
Você está em: Notícias / Regional / Necropsia apontará se macaco foi vítima de febre amarela em Guaranésia
quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Necropsia apontará se macaco foi vítima de febre amarela em Guaranésia

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Guaranésia divulgou nesta quinta-feira, 26, que foi encontrado, no dia anterior, um macaco morto nas proximidades das praças centrais daquela cidade.
 
Notícias não-oficiais dão conta de que outro macaco também teria sido encontrado morto em local próximo do primeiro.  
 
O primeiro animal encontrado morto foi encaminhado para necropsia em instituição especializada. Somente o exame pericial poderá apontar as causas da morte, inclusive se teria sido em virtude de febre amarela.
 
Diferentemente do que muita gente pensa, o primata não é transmissor da febre amarela e, sim, vítima, como os humanos. Tanto os humanos como os macacos são infectados através de mosquitos.
 
A febre amarela não é uma doença contagiosa, ou seja, ela não é transmitida de uma pessoa para outra e, nem muito menos, do macaco para os humanos.
 
Atualmente desconhece-se meios de prevenção da doença em animais silvestres, porém as pessoas podem se prevenir contra a doença através de vacina e com o controle da proliferação dos mosquitos transmissores da doença, no caso o aedes aegypti.
 
Na dúvida, pessoas que residem ou frequentem zonas rurais ou de matas devem ser imunizadas contra a moléstia, com duas doses da vacina.
 
No controle epidemiológico os primatas são de fundamental importância. A constatação da doença nestes animais serve como um alerta para as autoridades de saúde, com a consequente intensificação das campanhas de vacinação.
 
O serviço de vigilância em saúde de Guaranésia atende na Rua Santa Bárbara, 84 ou através do telefone (35) 3555-3823.
 
Segundo a secretária municipal de Saúde daquele município, Ana Cristina dos Santos, é recomendável que as pessoas que frequentam ou residem-nas praças centrais de Guaranésia sejam vacinadas contra a febre amarela. A vacina encontra-se à disposição da população no Centro de Imunizações localizado na Rua Major Urias, 349.  

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados