Guaxupé, domingo, 21 de outubro de 2018
Você está em: Notícias / Regional / Município de Alfenas deverá limpar todos os imóveis da cidade em que exista focos de dengue
terça-feira, 2 de agosto de 2016

Município de Alfenas deverá limpar todos os imóveis da cidade em que exista focos de dengue

O município de Alfenas, no Sul de Minas, deverá realizar, sob pena de multa, a limpeza de todos os imóveis da cidade que estejam ocasionando a proliferação de insetos e doenças, especialmente o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A decisão da Justiça atende a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que, em Ação Civil Pública, apontou a existência de uma grave e descontrolada infestação do mosquito em Alfenas.

Na ação, o MPMG cita dados divulgados pela imprensa local que indicam 1.247 casos de dengue notificados, com registro de inúmeras internações na rede hospitalar da cidade em 2015. Durante as investigações, o Ministério Público apurou que o município tem adotado alumas medidas de combate à doença, como a operação do popular “fumacê” e alguns mutirões para a coleta de materiais que possam acumular água parada.

“Todavia, o quadro atual de epidemia demonstra várias falhas no controle e no combate à disseminação da doença, entre elas a falta de limpeza nos terrenos baldios”, esclarece o promotor de Justiça de Alfenas Fernando Ribeiro Magalhães Cruz. Ele afirma que, devido às falhas verificadas, o surto evoluiu e se alastrou de forma descontrolada no início de 2015. “As medidas para conter a infestação não foram realizadas em tempo hábil”, acrescenta.

Para o MPMG, atitudes preventivas devem ser adotadas urgentemente para se evitar a repetição do quadro epidêmico que assolou a cidade no ano passado.

Fonte: Diretoria de Imprensa
Superintendência de Comunicação Integrada

 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados