Guaxupé, domingo, 21 de outubro de 2018
Você está em: Notícias / Regional / Guaranésia tem mais de 600 notificações de dengue e lei municipal autoriza cobrança de multa por focos encontrados em residências
sábado, 12 de março de 2016

Guaranésia tem mais de 600 notificações de dengue e lei municipal autoriza cobrança de multa por focos encontrados em residências

Carlos Porto informa que o próximo mutirão de limpeza acontecerá nos bairros Bom Jesus e Cruzeiro
Carlos Porto informa que o próximo mutirão de limpeza acontecerá nos bairros Bom Jesus e Cruzeiro
Na quarta-feira, 9, o coordenador da Vigilância em Saúde de Guaranésia, Carlos Rosário Segretti Porto, informou a reportagem do Correio Sudoeste que,neste ano,foram notificados 628 casos naquela cidade, sendo 236 positivos, 132 negativos, e 260 casos aguardam o resultado.

A Prefeitura realizou alguns mutirões de limpeza, fez uma parceria entre os agentes de saúde dos PSFs e os agentes de vetores da Vigilância com panfletagem, além de solicitar aos moradores a limpeza de seus terrenos e calhas.

Depois que foi aprovada uma lei municipal, que permite multar os proprietários dos imóveis com focos do mosquito da dengue, a população começou a colaborar com a limpeza na cidade. A multa depende da quantidade de focos encontrados em cada imóvel. O valor cobrado é de R$ 100,00 por foco.

De acordo com o coordenador, doze pessoas já foram multadas em Guaranésia. Algumas já pagaram, outras poderão ser executadas. Ele explica que quem paga a multa é o proprietário do imóvel. “Se a casa for alugada, a responsabilidade é do proprietário e não do inquilino”, informou.

Ainda segundo ele, a população tem reagido bem. Na semana passada os fiscais da Prefeitura circularam pela cidade e havia muitas pessoas limpando seus terrenos. Os proprietários de oficinas que mantinham os carros estacionados nas vias públicas receberam um ofício e os veículos foram retirados e colocados em locais cobertos.

“Pouco a pouco a população tem tomado consciência da gravidade do problema. No entanto, muitas pessoas ainda não têm educação e não pensam no próximo”, acrescentou.

Ao ser questionado sobre os bairros com maior incidência da doença, Carlos justificou:“É difícil dizer qual bairro tem maior índice de notificações. A princípio o Centro e o a Vila Nunes eram os bairros mais afetados. Depois se espalhou na cidade toda”.

Por conta disso, a Prefeitura adquiriu umtermorizador (fumacê) e realiza as pulverizações duas vezes ao dia, com a intenção de eliminar os mosquitos na fase adulta.

O próximo mutirão de limpeza deverá acontecer na semanaseguinte, nos bairros Bom Jesus e Cruzeiro.
 
Regional de Alfenas
 

A Divisão Regional de Saúde de Alfenas informouque no período de 01/01/16 a 08/03/16 em Guaranésia foram confirmados 233 casos e em Guaxupé, 41. No mesmo espaço de tempo, foram notificados, em Guaranésia, 695 casos e em Guaxupé 200 casos de dengue.
 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados