Guaxupé, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Você está em: Notícias / Justiça / Reitor do Unifeg é homenageado com a Medalha Desembargador Hélio Costa
terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Reitor do Unifeg é homenageado com a Medalha Desembargador Hélio Costa

Dr. Arthus com o Juiz João Batista
Dr. Arthus com o Juiz João Batista
Aconteceu na última quinta-feira,7, às 19h30, no salão do Tribunal do Júri do Fórum local, a  solenidade para a entrega da “Medalha Desembargador Hélio Costa” ao reitor do Unifeg, Professor Doutor Reginaldo Arthus.
 
A honraria foi instituída através da Resolução nº 296/1995 com a finalidade de homenagear aqueles que, no âmbito de suas comarcas de atuação, tenham prestado relevantes serviços ao Judiciário Mineiro, sendo concedida a cada dois anos. Leva o nome do Desembargador Hélio Costa, atualmente falecido, que desenvolveu uma brilhante carreira de magistrado.
 
A indicação do agraciado foi através de uma comissão presidida pelo Juiz diretor do Foro, João Batista Mendes Filho e que contou com o promotor de justiça Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira; pelo presidente da subseção local da OAB, Marco Antônio Alves; pelo prefeito Jarbinhas e pelo presidente da Câmara Municipal, Danilo Martins de Oliveira.
 
Atuou como mestre de cerimônia o escrivão da Primeira Vara Cível, Paulo Cézar Rossi Elias.
A mesa da solenidade foi presidida pelo juiz João Batista Mendes Filho, e ainda contou com as presenças: do bispo diocesano, Dom José Lanza Neto, e do homenageado.
 
Também foram convidados a participar de lugar de destaque: os prefeitos de Guaxupé e São Pedro da União, Jarbas Corrêa Filho e Custódio Ribeiro Garcia, respectivamente; o presidente da Câmara Municipal de Guaxupé, Danilo Martins de Oliveira; o presidente da Fundação Educacional Guaxupé, entidade mantenedora do Unifeg, José Renato de Souza Viana, a juíza de Vara Criminal local, Cristiane Vieira Tavares Zampar; o ex-magistrado do Juizado Especial Cível e Criminal, atual juiz em Poços de Caldas, José Eduardo Junqueira Gonçalves; o defensor público, Felipe Moreira Favila, o comandante da 79ª Cia da Polícia Militar, Major Afrânio Garcia;  o comandante do Pelotão dos Bombeiros Militares, Ten. Josué Pereira de Oliveira, o Prof. César Nunes, docente da Unicamp; o presidente da subseção local da O.A.B, Marco Antônio Alves.
 
O mestre de cerimônia leu o extenso curriculum do Professor Doutor Reginaldo Artus e de sua atuação em vários institutos de educação.
 
Pronunciamento de João Batista
O juiz João Batista fez a entrega da Medalha, além de um diploma, ao agraciado. O magistrado fez a seguinte referência ao Professor Reginaldo dizendo, que maior não poderia ter sido a felicidade desta Comarca ao escolher o Dr. Reginaldo, magnífico reitor do Unifeg para receber tão significativa homenagem.
 
Mencionou que, o homenageado é, sem sombras de dúvida, um paradigma do Desembargador Hélio Costa, uma vez que, tal como ele, carrega consigo não somente o sobrenome ilustre, mas também o brilho do saber e a inteligência privilegiada, não bastasse suas raízes de simplicidade para elevá-lo dentre aqueles forjados na têmpera dos homens de bem.
 
Finalizando, João Batista, declarou: enfim, o Dr. Reginaldo Arthus é daquelas pessoas que orgulham esta comunidade, região e o país, seja pelo seu comportamento profissional e pessoal exemplares, seja pelo desprendimento com que sempre se houve nas atividades que exerce, gerando incontestáveis frutos, grande círculo de amizades e, também, substancial contribuição para a paz social e desenvolvimento sustentado desta comunidade, da região e do País.
 
Homenageado
Visivelmente emocionado, Professor Reginaldo disse que uma “andorinha sozinha não faz verão”, fazendo referência ao apoio que tem recebido da equipe do Unifeg, dos membros da diretoria da Fundação Educacional Guaxupé, do advogado Luiz Antônio dos Reis, o “Peninha” da acolhida que teve do bispo diocesano e da confiança que lhe foi depositada.
 
Ao se referir à família que, inclusive se encontrava presente, as lágrimas lhe vieram aos olhos impedindo-o de continuar o seu pronunciamento. Diante do ocorrido o público se pôs de pé concedendo-lhe uma longa e calorosa salva de palmas.    
 
Professor César Nunes
O Professor César Nunes teceu belas palavras a respeito do homenageado, destacando a humildade do mesmo. Disse que o Professor Reginaldo não faz distinção de ninguém, que, diariamente, cumprimenta desde o mais humilde servidor da instituição de ensino até as mais altas dignidades com o mesmo carinho e respeito, que ele não esquece o nome de nenhum deles e nem de suas particularidades.
 
Novamente o público se pôs de pé e nova salva de palmas, o que deixou o homenageado ainda mais emocionado.
 
Coquetel
Terminada a solenidade, o coral da Fati, Faculdade da Terceira Idade, sob a direção de Mariléa Vieira Vergili, se apresentou no saguão do Fórum, seguido de um coquetel aos presentes. (WF) 

Confira a Galeria de Fotos

Dr. Arthus com o Juiz João Batista Família do agraciado e membros do Unifeg

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados