Guaxupé, quarta-feira, 19 de setembro de 2018
Você está em: Notícias / Geral / O que você precisa saber sobre vídeo currículo
sexta-feira, 10 de agosto de 2018

O que você precisa saber sobre vídeo currículo

O vídeo currículo vem conquistando cada vez mais espaço nos processos seletivos de empresas brasileiras, que buscam seguir os exemplos do que já acontece nos Estados Unidos há algum tempo. A tendência é que esse mercado cresça ainda mais devido às necessidades de automação e otimização do mundo corporativo.

A tecnologia, no entanto, ainda é novidade no Brasil e muitas empresas e pessoas não conhecem o novo formato de currículo ou mesmo as que conhecem, não sabem o que devem ou não se atentar na hora de se apresentar frente às câmeras.

Para Cammila Yochabell, especialista em RH e fundadora da Jobecam – plataforma focada nesse modelo de apresentação – é importante conhecer os candidatos além da folha de papel. "Utilizando o vídeo currículo em meio às etapas do processo, é possível fazer uma análise mais assertiva e eficaz do interessado, reduzindo o custo altíssimo com recrutamento e seleção", destaca a especialista.

Alterar o estilo da empresa ou adaptar seus serviços pode ser uma desafio. Para conhecer mais sobre a tecnologia que promete trazer mudanças positivas para o setor de Recursos Humanos, Cammila listou alguns itens indispensáveis para saber mais sobre os vídeos currículo. Confira

1. Mais do que papel

Todo mundo sabe o quanto é difícil se definir com limite de caracteres ou mesmo em uma folha A4. Aderindo a tecnologia de vídeo, o usuário poderá contar mais sobre ele e o recrutador conseguirá analisar detalhes do candidato que não podem ser percebidos no currículo, como a linguagem corporal, a dicção e a rapidez de raciocínio.

2. Tempo precioso

O tempo gasto no processo seletivo é assustador. São 40 dias, em média, para uma vaga ser fechada. O vídeo currículo, nesse caso, será responsável por reduzir etapas presenciais desnecessárias e por livrar o tempo perdido se locomovendo até onde a entrevista foi marcada e a hora do recrutador, que, muitas vezes, não tem sucesso com os candidatos à vaga. A Jobecam, por exemplo, acelera em mais de 70% o processo de triagem de vagas de emprego.

3. Contas no azul

Calcula-se um gasto de aproximadamente R$ 6.000 por vaga oferecida dentro de uma empresa, segundo dados da Gi Group, líder em soluções de RH, contando a hora do recrutador, do gestor, das plataformas disponibilizadas, da divulgação e dos filtros. O vídeo currículo será capaz de gerar economia na hora de contratar, garantindo melhor aproveitamento dos recursos da empresa, que poderá, inclusive, investir em capacitação de funcionários.

SOBRE A JOBECAM

A Jobecam é uma plataforma de empregos que surgiu como alternativa às empresas que desejam otimizar os processos de recrutamento e seleção. Utilizando tecnologia de vídeo e algoritmos inteligentes, a empresa é capaz de ranquear os candidatos mais adequados à determinada vaga de emprego.

O funcionamento desse modelo de negócio consiste tanto para candidatos, quanto para empresas, que podem selecionar alguns dos currículos para a realização de entrevistas gravadas, tudo customizado e conforme a necessidade do recrutador.

Os áudios dos vídeos entrevistas são transcritos e o sistema realiza um cruzamento de informações ranqueando os talentos de acordo com o que é falado pelo usuário e então comparado aos termos mais desejados pelas empresas, podendo ser feito um filtro técnico ou cultural.

SOBRE A CEO

Cammila Yochabell é natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, formada em Petróleo e Gás, possui MBA em Gestão Estratégica e Econômica em RH pela FGV Management – São Paulo. Realizou diversos cursos de extensão na área de RH e Business nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

Tem mais de 7 anos de experiência em Recursos Humanos, atuando como intraempreendedora em empresas multinacionais de grande porte.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados